Prêmio Professor Paulo Dacorso será entre no seminário de ensino de veterinária

Publicado em: 25/07/2012 11:06 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove, anualmente, a outorga do “Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho” ao médico veterinário brasileiro que mais tenha se destacado na área. O agraciado será conhecido na abertura do XX Seminário Nacional de Ensino da Medicina Veterinária, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, em Brasília. A outorga é considerada pelos profissionais da área uma das grandes honrarias da medicina veterinária.

O nome do prêmio é em homenagem ao médico veterinário Paulo Dacorso Filho, um dos grandes nomes da classe Médica Veterinária no Brasil. Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil em 1934, Paulo Dacorso Filho reflete respeito, importância e dignidade. Fez parte de várias associações e sociedades e também foi membro do Conselho do CFMV.

As indicações de profissionais foram enviadas ao CFMV para comissão julgadora. As informações foram analisadas pelos conselheiros que, por meio de um estudo minucioso, em Sessão Plenária, elegeram o agraciado, que receberá a medalha, bóton e placa das mãos do presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Conheça o Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho
Nascido em 14 de abril de 1914, em Tupanciretan, no Rio Grande do Sul , Paulo Dacorso Filho foi um dos grandes nomes da Medicina Veterinária do Brasil. Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil em 1934, empresta respeito, importância e dignidade ao prêmio que leva seu nome. Fez parte de várias associações e sociedades e também foi membro do Conselho do CFMV.

Obteve o título de Mestre (Master of Science) em Patologia pela Universidade Wisconsin, Estados Unidos, em 1947. Formou-se também em Medicina, pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1952. De 1952 a 1974, foi chefe do Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital-Escola São Francisco de Assis.

Como professor, lecionou em instituições do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul, e contribuiu para o desenvolvimento de muitos acadêmicos. De produção acadêmica, possui cerca de 70 artigos científicos publicados. Ocupou, ainda, diversos cargos em respeitadas instituições. No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi diretor do setor de Veterinária entre 1966 e 1974 e conselheiro entre 1960 e 1965.

Ele faleceu em julho de 1975, sendo logo depois instituído o Prêmio Paulo Dacorso Filho, o qual homenageia profissionais de importância para a Medicina Veterinária.

Assessoria de Comunicação CFMV