Missão russa inicia inspeção animal pelo Brasil

Publicado em: 01/08/2012 11:52 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Comitiva de médicos veterinários russos iniciou a vistoria para avaliar o sistema de inspeção e controle de segurança dos produtos de origem animal exportados pelo Brasil. O roteiro da missão inclui a inspeção desde o processamento de carne até o fluxo de pessoas de unidades de vigilância agropecuária, postos de fiscalização, fazendas e granjas entre os estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul - já embargados -, além do Pará, Goiás e Santa Catarina.

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) inspecionam estabelecimentos de bovinos, suínos e aves, proibidos de comercializar, há mais de um ano, produtos para a Rússia, destino de 70% das exportações.

O objetivo da missão é dar continuidade à exportação brasileira, para que a Rússia possa reverter o embargo às carnes das três unidades federativas, determinado em junho de 2011. A expectativa é que o relatório final decida sobre o fim do embargo imposto ao Brasil ou pela liberação de exportações. A reunião de encerramento está marcada para o dia 3 de agosto, em Brasília.

Fonte: CFMV