OIE confirma realização de conferência mundial de 2013 no Brasil

Publicado em: 29/08/2012 10:55 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Reunião entre representante internacional da OIE e do CFMV, em Brasília

O Brasil será sede de mais um importante evento do calendário mundial. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou que um dos maiores eventos internacionais da organização será realizado no País. O anúncio foi feito pela representante internacional da OIE, Sara Kanh, durante reunião na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília.

O encontro contou com a participação do presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, do secretário-geral Felipe Wouk e do presidente da Comissão Nacional de Ensino do CFMV, Rafael Gianella Mondadori. Sara esteve acompanhada, também, pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, e pela chefe da Assessoria de Eventos do Ministério, Rosane Henn.

Durante a reunião, alguns pontos importantes foram definidos para a realização da Conferência Mundial sobre o Ensino da Medicina Veterinária, que deverá ser confirmada para o mês de novembro ou dezembro de 2013, ainda em local a ser definido. Para a representante da OIE, a organização de um congresso internacional desse porte terá um impacto extremamente importante para o Brasil. “Queremos que esse evento seja palco de um grande debate sobre o modo de atuação dos médicos veterinários, para que a sociedade conheça o papel desses profissionais de uma maneira mais ampla. Hoje, por exemplo, o Médico Veterinário ainda é visto somente como aquele que cuida dos pequenos animais, mas a população precisa saber que ele também é responsável pela inspeção de alimentos, produtos, pela saúde pública e tem, ainda, uma importância fundamental no combate a zoonoses e na proteção da saúde dos seres humanos”, detalha.

Para Sara, além de divulgar as diversas áreas de atuação da medicina veterinária, o desafio do evento será o de reunir participantes de todos os países. “A OIE como um importante órgão de representação internacional tem o dever de apoiar e assegurar que o Médico Veterinário tenha o seu papel reconhecido. Estamos trabalhando para que os setores público e privado possam estar juntos com o mesmo objetivo de garantir a participação dos 178 países membros da OIE neste congresso. Temos a expectativa de um grande público e de um importante trabalho”, destacou.

O presidente do CFMV falou sobre o apoio do Brasil para a realização da conferência. “Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária estarão atuando de forma contínua durante os próximos meses para que tenhamos um evento completo, com a presença de representantes da África, Europa, América Latina e Ásia”, adiantou.

Organização Mundial de Saúde Animal

A necessidade de lutar contra as doenças animais a nível global levou à criação do Gabinete Internacional de Epizootias através do Acordo internacional assinado em 25 de janeiro de 1924. Em maio de 2003, o escritório tornou-se a Organização Mundial de Saúde Animal, mas manteve a sua histórica sigla OIE.

A OIE é uma organização intergovernamental responsável por melhorar a saúde no mundo animal.

É reconhecida como uma organização de referência pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e em 2011 teve um total de 178 países membros. A OIE mantém relações permanentes com 45 outras organizações internacionais e regionais e possui escritórios regionais e sub-regionais em todos os continentes.

Fonte: CFMV