Geral
Cães doados pelo CCZ de Araucária agora são microchipados
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) licitou a compra de 500 microchips para identificação de cães. O acessório será implantado, a princípio, prioritariamente nos cães recolhidos e disponibilizados para adoção pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
De acordo com o veterinário do Centro, Jessé Henrique Truppel, o novo projeto piloto de microchipagem de cães, está sendo lançado em Araucária este mês tendo como base a experiência recente do município de Curitiba. "A implantação do microchip é um procedimento rápido e indolor para o animal, que permite sua identificação precisa e garante que ele possa ser encontrado em casos de fuga ou roubo, ou o dono seja responsabilizado havendo evidências de abandono ou maus tratos", explicou Jessé.
Donos de cães residentes em Araucária que tiverem interesse em microchipar, gratuitamente, seu animal pode levá-lo à sede do CCZ de segunda a sexta-feira, somente entre 13h e 15h para realizar o procedimento. Para podermos aplicar o microchip no cão é fundamental que o dono interessado apresente documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de residência do município. “Todo o procedimento de cadastro demora apenas dez minutos e o dono que tiver um cão com mais de seis meses também ganha, no ato do registro, a vacinação antirrábica de seu bichinho", ressaltou o veterinário do CCZ.
Castração
Todos os cães recolhidos pela equipe de controle animal do CCZ nas ruas de Araucária recebem atendimento veterinário, vermífugo, vacinas e passam por uma cirurgia de esterilização (castração), para só então serem encaminhados para adoção. Além desses animais, o CCZ também realiza cerca de 60 procedimentos de castração por mês em cães de famílias de baixa renda ou inscritas em programas de auxílio do governo ou do município. Lembrando que a cirurgia de esterilização é procedimento recomendado por organizações internacionais para impedir a reprodução descontrolada de animais de rua e, juntamente com campanhas de educação e guarda responsável,tem como objetivo a diminuição do problema da superpopulação de cães sem lar nas grandes cidades.
Fonte: Prefeitura Municipal de Araucária