Geral
Consumo de aves supera os 36 kg per capita
O estudo também confirma – fato já conhecido – que as aves permanecem como a carne de preferência dos israelenses. O país produz, anualmente, mais de 300 mil toneladas de carne de frango e outras 100 mil toneladas de carne de peru. O frango responde por 78% do consumo nacional de carnes, seguindo-se a ele a carne bovina, com somente 10%, a carne de peru, com 8%, a carne ovina, com menos de 1%, e outras carnes.
Considerados os preços finais em nível de consumidor, a avicultura de corte de Israel movimentou, no ano passado, cerca de US$1 bilhão. É, provavelmente, um valor inferior ao de anos anteriores, porque os preços vêm recuando de forma quase contínua. A despeito, porém, do menor movimento financeiro, o volume produzido não sofreu redução, pois o consumo se mantém crescente.
Frango ou peru, a preferência do consumidor israelense é pela ave resfriada – perto de 80% do consumo total. Assim, o consumo de aves congeladas corresponde a pouco mais de 20%, registrando agora uma situação totalmente inversa àquela observada há pouco mais de 10 anos, quando os congelados respondiam por cerca de 80% do mercado. É que, então, o governo de Israel subsidiava o congelamento das aves abatidas, procedimento interrompido a partir de 1989.
Note-se que, a despeito do consumo expressivo de aves (o volume per capita alcançado em 2006 coloca o país no grupo dos grandes consumidores mundiais), o consumo de carnes em Israel é extremamente baixo, girando em torno dos 46 quilos per capita, pouco mais da metade do consumo de carnes dos brasileiros.
Fonte: Avisite