Geral
XX SENEMEV será totalmente inovador
A 20ª edição do Seminário Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (SENEMEV) será totalmente inovadora para motivar a participação construtiva e garantir que a formação do médico veterinário atenda, também, aos princípios humanísticos, além dos técnicos.
De acordo com o Presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária, Rafael Mondadori, a metodologia do evento será inédita, com um conjunto de estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para o desenvolvimento de competências humanísticas ou interpessoais. “Serão tratadas as seis competências descritas no art. 4o das Diretrizes Curriculares da Medicina Veterinária: visão sistêmica da atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e a busca pela educação permanente”, detalha.
Para atingir o objetivo do evento, será aplicada a metodologia “World Café”, dirigida por uma consultoria especializada. A prática é internacionalmente reconhecida por ser um processo simples, porém, com capacidade de incentivar diálogos construtivos, acessar a inteligência coletiva e criar possibilidades inovadoras de ação, particularmente em grandes grupos. “Os participantes do SENEMEV terão a oportunidade única de construir soluções para melhorar a qualidade do ensino médico veterinário brasileiro”, avaliou Mondadori.
Todos os dados serão processados em um documento único contendo as estratégias de ensino-aprendizagem levantadas na oficina de trabalho. “O material será disponibilizado às instituições de ensino para que possam incorporar as práticas que julgarem interessantes. É uma contribuição que atenderá às exigências de formação internacionais e, também, de mercado”, comenta o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Ele informa que com a experiência exitosa desse formato de evento espera-se, que nos próximos anos, possam ser discutidos outros aspectos das diretrizes curriculares. O seminário contará ainda com colaboração internacional.
Fonte: CFMV