Sindicato Rural e Senar promovem curso de inseminação artificial

Publicado em: 24/09/2012 11:34 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Aumentar as produtividades na bovinocultura de leite, principalmente, nas pequenas propriedades, é fundamental para economia local dos municípios, bem como para o aumento de renda de famílias que tem como fonte de renda o leite.

Uma das ferramentas para alcançar esse propósito é a inseminação artificial, pois ao melhorar a qualidade genética do rebanho, é possível alcançar uma maior produção e resultados melhores.

Dessa forma, o curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) “Trabalhador na Bovinocultura de leite – Inseminação Artificial” tem grande demanda por parte dos produtores rurais. Segundo a mobilizadora do Senar de Guarapuava, Rosemeri Althaus foi necessário solicitar uma turma extra para o curso. “Há uma grande lista de espera. Por isso, o Sindicato Rural de Guarapuava requereu junto ao Senar a realização de mais uma turma, em Prudentópolis, para o mês de outubro”, observa.

A solicitação foi atendida e o treinamento será dos dias 23 a 26 de outubro, no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) em Prudentópolis. O curso tem o objetivo de ensinar ao trabalhador rural as técnicas adequadas para a realização da inseminação artificial.

Entre os conteúdos abordados estão: o histórico, quais são as vantagens, reconhecimento e observação do cio; horário da inseminação artificial; tipos de sêmen; higiene; a sequência correta da inseminação; IATF (Inseminação artificial em tempo fixo); eficiência reprodutiva; entre outros.

É importante destacar que é pré-requisito para o curso ser alfabetizado e ter aprovação em um dos cursos do Senar-Pr: Trabalhador na Bovinocultura de Corte: manejo de bovinos de corte /manejo e casqueamento (corte) ou Trabalhador na Bovinocultura de Leite: manejo de bovinos de leite / ordenha manual / ordenha mecânica / manejo e casqueamento (leite) / manejo de gado de leite - CTP.

Fonte: Sindicato Rural de Guarapuava