CNPQ: apoio a projetos de pesquisa de métodos alternativos ao uso de animais

Publicado em: 24/09/2012 11:58 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq divulgou este mês a Chamada MCTI/CNPq nº25/2012, para selecionar propostas de apoio financeiro a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a estruturação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Remama). O prazo para a proposição de projetos encerra em 18/10/2012.

A Renama foi criada em junho deste ano, com o objetivo de atuar no desenvolvimento, validação e certificação de tecnologias e de métodos alternativos ao uso de animais para os testes de segurança e de eficácia de medicamentos e cosméticos. Outra atribuição da rede é a de promover a maior integração de trabalhos e estudos colaborativos relacionados de grupos que atuam no desenvolvimento de métodos alternativos.

Podem participar da seleção instituições de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos; institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados sem fins lucrativos; ou empresas públicas que executem atividades de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação.

As instituições selecionadas atuarão em duas linhas: pesquisa para a implementação, em laboratórios brasileiros, de métodos alternativos ao uso de animais já validados e reconhecidos internacionalmente; e pesquisa para desenvolvimento e validação de modelo de pele humana reconstituída na forma de kits para testes de segurança e eficácia.

As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e encaminhadas ao CNPq, pela internet, por intermédio do formulário de propostas online disponível na Plataforma Carlos Chagas.
Informações: www.cnpq.br.

Fonte: CFMV