1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Cidades paranaenses unificam combate a doenças causadas por animais


Publicado em: 26/09/2012 09:04 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 


Órgãos de controle de doenças causadas por animais (as zoonoses) de vários municípios do Paraná realizam encontros técnicos mensais desde julho, para discutir e trocar informações.

As reuniões estão sendo realizadas em São José dos Pinhais, com cerca de 15 municípios participantes, mas o intuito é expandir para outros locais. O último encontro ocorreu na tarde do dia 25 de setembro, e o tema foi mordedura de animais como os cães de rua, que podem ter raiva e nesses casos devem ficar de observação nos centros de controle de zoonoses (CCZ).

Fernanda da Fonseca, coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Prefeitura de São José dos Pinhais, explica que no Paraná existem vários CCZ e cada um trabalha de uma forma. Assim, as reuniões têm como objetivo ajudar cidades menos experientes ou que não possuem estrutura suficiente, levando informações, esclarecendo dúvidas e trocando experiências e padronizar as atividades e assim melhorar a qualidade do serviço.

Fernanda conta que Guaratuba e Lapa são algumas cidades que participam pela primeira vez. “O objetivo é ajudar estes municípios com experiências que cidades como Curitiba e São José dos Pinhais já vivenciaram”, explica a coordenadora da UVZ.

Entre assuntos abordados em reuniões passadas estão as formas de agir em uma eutanásia (morte assistida), e o perfil de cães a serem recolhidos seguindo o protocolo, e os recursos financeiros para cada procedimento. Os representantes, segundo Fernanda, têm seu espaço para exporem sua realidade ou alguma questão.

A UVZ também está padronizando suas ações com a formulação de um Procedimento Operacional Padrão. Fernanda explica que o recolhimento de animais de rua, por exemplo, acontece de acordo com perfil do animal. “Recolhemos caso ele cause risco à saúde humana, como mordedura e zoonoses. Não recolhemos animais saudáveis, pois o poder público não tem função de abrigo para animais”, explica.

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais
 

Galeria

Voltar
Top