1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Pinhais sai na frente e se destaca com o projeto Veterinário Mirim


Publicado em: 26/09/2012 09:11 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 


Consciência, respeito e responsabilidade. Estímulo. Carinho. Depois de seis anos de trabalho e dedicação, o projeto ‘Veterinário Mirim', implantado em Pinhais em 2006 por meio da parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), começa a dar novos frutos. Absorvida no ano passado pelo município de São José dos Pinhais e, logo em seguida, por Curitiba, a iniciativa não apenas ganhou espaço como recentemente também foi reconhecida como pioneira pela comunidade veterinária do estado. E conquistou a classificação de ‘programa de vanguarda' na última edição da revista quadrimestral do órgão.

Trata-se de um concurso. "Nós buscamos a participação ativa da comunidade em políticas públicas de controle de animais e zoonoses, além da inserção do médico veterinário na sociedade, aumentando, com isso, o raio de abrangência da iniciativa", destaca a veterinária e gerente de Vigilância Ambiental de Pinhais, Cristiane de Barros. Para participar, as crianças desenvolvem trabalhos sobre os assuntos abordados, manifestando-se por meio de desenhos, frases ou redações. "Os vencedores ganham visitas ao Hospital Veterinário da UFPR ou ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Pinhais, onde podem acompanhar o trabalho desses profissionais e desenvolver atividades lúdicas, além de terem a oportunidade de um contato mais estreito com os animais".

Para a secretária municipal de Saúde, Vilma Serra, o reconhecimento da eficácia do projeto é uma vitória. "É uma ideia que nasceu e cresceu aqui, e que agora, fortalecida, certamente será divulgada em todo o país". Isso porque, com a expansão do programa para todas as regionais de educação de Curitiba, que juntas somam 179 escolas, a capital será a primeira do Brasil a efetivamente realizar a educação em saúde voltada à guarda responsável - "consciência que tomou corpo primeiro aqui, na menor cidade do Paraná", ressalta.

Tão importante foi a iniciativa de Pinhais em implantar o projeto que a revista do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná – CRMV-PR assim o define: "Além do foco educativo direto do projeto, que forma crianças e adultos mais responsáveis e conscientes, cabe destacar o efeito multiplicador dessas atividades. As crianças atuam como propagadoras efetivas do conhecimento adquirido para seus pais, amigos e vizinhos, o que proporciona uma ampliação das noções de prevenção, bem-estar animal, guarda responsável e controle de doenças, bem como uma excelente oportunidade de integração entre estudantes, profissionais da medicina veterinária e comunidade em geral" (CRMV, nº 37, Ano XI, Mai/Jun/Jul/Ago 2012).

Acima de tudo, o projeto ‘Veterinário Mirim' visa ensinar os pequenos a valorizarem os seus bichinhos de estimação e serem responsáveis por eles, em todas as fases da vida. "Quem tem um animal precisa saber que ele vai viver de 15 a 18 anos e que nesse tempo será preciso cuidar dele. É uma responsabilidade para toda a vida, que exige muito respeito e amor", argumenta Cristiane. Ela salienta ainda que, como não há um órgão responsável pelo recolhimento de pets, uma vez abandonados, as chances de causarem transtornos para toda a comunidade são grandes. "Amedrontados, eles podem atacar e/ou transmitir doenças, além de estarem expostos a riscos de maus tratos, entre outras coisas", completa.

Outros Programas

Doação Interativa - Sempre inovando, o município de Pinhais mantém ativa uma ferramenta que facilita a vida de quem pretende adotar um dos animais abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e não quer (ou não pode) ir até lá para isso. No site da Prefeitura, o banner Adote um Cãozinho direciona o interessado para uma página onde constam, além da foto dos bichos, as suas principais características e os motivos que o levaram até lá. A iniciativa é inédita e faz parte de uma campanha municipal para a reinserção dos pets no convívio familiar que inclui, entre outras coisas, a vacinação prévia e castração de todos os animais doados.

Castração - Iniciado pela Prefeitura em parceria com a UFPR no ano de 2009, busca esterilizar os animais de modo a diminuir a superpopulação nas ruas. Atende famílias com renda bruta mensal de até três salários mínimos, cujas mascotes tenham entre quatro e seis meses de vida, mediante avaliação dos veterinários do CCZ. Ao todo, mais de 500 animais já foram operados desde o início do programa, e vários outros aguardam atendimento. O projeto se limita à castração do bicho, ou seja, não compreende a medicação necessária para o tratamento pós-cirúrgico.

Mutirões - Além do programa de castração convencional, Pinhais também recebe, todo mês, a visita do Ônibus Castramóvel da UFPR. O veículo reforça os atendimentos no CCZ em uma espécie de mutirão de atendimentos, que registra uma média de 20 esterilizações em cada passagem pela cidade.

Parcerias - A Prefeitura também é parceira dos tratadores independentes de animais abandonados ou enfermos, recolhidos das ruas por moradores, Organizações Não Governamentais e/ou associações presentes e atuantes na região. Por intermédio do CCZ, a administração municipal fornece vermífugos e vacinas - uma forma de colaborar com o trabalho desenvolvido nessas casas ou entidades.

Crime - Abandonar um animal é crime ambiental. O infrator pode ser penalizado a prestar serviços em entidades de tratamento de animais abandonados ou a pagar multa em dinheiro, entre outras coisas. Por isso, é importante que a população esteja atenta e denuncie esse tipo de atitude através do telefone (41) 3912-5235.

Serviço

A Gerência de Vigilância Ambiental, que inclui o Centro de Controle de Zoonoses, fica na rua Alto Paraná, nº 1.789, bairro Emiliano Perneta (próximo à Usina de Asfalto). O espaço funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações no telefone (41) 3912-5396.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pinhais
 

Galeria

Voltar
Top