Geral
Contagem regressiva seminário ensino medicina veterinária
Diretores, coordenadores, professores e estudantes de Medicina Veterinária estão na expectativa para o início do XX Seminário Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (SENEMEV), um dos eventos mais tradicionais e importantes da área. Quem ainda não fez a inscrição, basta acessar o portal do CFMV e garantir o seu lugar! O Seminário será realizado no Auditório Parlamundi, na Legião da Boa Vontade (LBV), nos dias 8, 9 e 10 de outubro, em Brasília.
Organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o evento contará com a presença de palestrantes internacionais e será realizado em um formato interativo, a partir da transmissão on line de algumas palestras e debates. Os palestrantes internacionais William Ron DeHaven e Jean-François Chary apresentarão os temas “Conclusões do Grupo ad hoc de educação da OIE: OIE Recommendations for Day 1 veterinary medicine graduates” e “O Ensino Veterinário: uma aposta mundial no século XXI”, respectivamente. Os internautas também poderão enviar perguntas em tempo real.
Outra novidade está na contribuição dos participantes, que terão a missão de elaborar um documento final, contendo ações e metodologias para implementação das Diretrizes Curriculares pelas Instituições de Ensino Superior (IES). “A principal diferença deste evento em comparação com seminários anteriores é que o relatório final poderá ser utilizado por todas as Instituições de Ensino. Haverá propostas válidas e informações importantes que serão utilizadas como subsídio para os projetos pedagógicos dos cursos de Medicina Veterinária”, diz Rafael Mondadori, um dos organizadores e presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária do CFMV (CNEMV).
Após a abertura oficial, haverá a entrega do Prêmio Paulo Dacorso Filho. O primeiro dia do evento terá, ainda, uma mesa redonda sobre as “Diretrizes Curriculares da Medicina Veterinária” e “Conceitos importantes para a construção de estratégias de ensino-aprendizagem”, com a participação de Rafael Mondadori, da CNEMV, e Fabiana Alves de Souza dos Santos, da Menthor Consultoria.
O segundo dia será dedicado à construção de estratégias de ensino-aprendizagem das competências humanísticas nos cursos de Medicina Veterinária e à apresentação dos resultados de grupos de trabalho. Para fechar o evento, os participantes terão a oportunidade de acompanhar palestras técnicas como “Responsabilidade Técnica em Biotérios de Criação e Experimentação” do especialista Carlos Alberto Muller, Coordenador de Biotérios e Biossegurança da FIOCRUZ/RJ; e “Habilidades e Competências do Médico Veterinário de animais selvagens”, ministrada por Rogério Ribas Lange, presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV. O evento terá encerramento com debate e plenária final.