1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Mercoláctea terá seminário internacional do leite


Publicado em: 09/10/2012 12:26 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 


O Seminário Internacional do Leite será o principal evento científico da 4ª Mercoláctea - feira que reúne toda a cadeia produtiva de leite do sul do Brasil e ocorrerá entre os dias 8 e 11 de novembro de 2012, no Parque da Efapi, em Chapecó. Serão mais de 120 expositores, um volume de negócios estimado em 85 milhões de reais e mais de 15 mil visitantes-compradores.

A Mercoláctea é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc). Organizada pela empresa Latina, a feira conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Leiteiros (Abcol), da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Ascooper, Fiesc, Ciesc, Sesi, Senai, Iel, Epagri, Cidasc, Sindicato Rural de Chapecó e Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau.

O principal evento científico da feira será o Seminário Internacional do Leite, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Fórum Catarinense da cadeia leiteira realizado pela Comissão Parlamentar Permanente do Leite da Câmara dos Deputados.

O presidente da Mercoláctea 2012, Odacir Zonta, realça que o Seminário exibirá o que há de mais avançado no mundo na produção de leite. O Seminário Internacional do Leite será desenvolvido nos dias 8 e 9 de novembro.

As inscrições serão recebidas a partir das 8 horas e às 9 horas será oficialmente instalado o evento. Às 10 horas inicia o Fórum Catarinense da Cadeia Produtiva do Leite sob coordenação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Às 12 horas haverá intervalo para almoço e, à tarde, ocorrem as palestras, painéis e mesas-redondas.

Às 14 horas inicia a mesa-redonda Cenários, perspectivas e desafios da cadeia produtiva de lácteos no Brasil, tendo como palestrantes Luiz C. P. Machado Filho, representante da Câmara Setorial e Temática da Cadeia Produtiva do Leite do Ministério da Agricultura. O moderador será o secretário executivo da Secretaria da Agricultura de SC Airton Spies.

À partir das 16 horas iniciam outras duas palestras: Implicações do manejo da pastagem no comportamento de pastoreio com Pablo Gregorini da empresa DairyNZ, de Nova Zelândia, e Pastoreio racional Voisin e agricultura de baixo carbono, com Airton Castagna, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. Atuará como moderadora a pesquisadora da UFSC Daniele Kazama.

No dia 9 de novembro os trabalhos serão retomados às 8:30 com a mesa-redonda Experiências de cooperativismo, tendo como palestrantes técnicos do Centro leite (Goiás), da Coopercentral Aurora Alimentos (Chapecó) e de Mondragon (Espanha). O moderador será Olavo Ghedini (Ascooper).

Às 10h30 inicia a palestra Genética de gado leiteiro com Flávio Schenkel, da Animal & Poutry Science, da University of Guelph. Às 11h30 a mesa-redondaQualidade do leite e sistemas de produção reunirá os pesquisadores Daniele Kazama (UFSC), Shirley Kuhnen (UFSC) e Alan Fredeen (NSAC, Canadá), tendo como moderador Ricardo Kazama (UFSC).

Paralela e simultaneamente serão oferecidas as oficinas coordenadas por Luciana A. Honorato e Clarissa Cardoso: Programa Alimento Seguro (PAS leite) com especialista do Ministério da Agricultura; dejetos Itaipu binacional (Itaipu); leite orgânico com representante da Ascooper e Pronaf sustentável com representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O intervalo para almoço está previsto para as 12h30. Às 14 horas inicia a palestra Bem-estar animal e qualidade do leite com os prelecionadores Lindsay Matthews diretor do Animal Behaviour and Welfare Research Centre (ABWRC) de Nova Zelândia e Maria José Hötzel do Laboratório de Etologia Aplicada da UFSC.Luiz Eugênio Teixeira do Ministério da Agricultura fará a moderação do debate.

A palestra final está prevista para as 16 horas e tratará do sistema SISBI/SUASA, tendo como expositores Michel Assis do Ministério da Agricultura e Silvio Antonio Diehl do CONSAD do Extremo Oeste. O moderador será Jurandi Gugel do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

No período da tarde serão ministradas outras quatro oficinas paralelas, coordenadas pelas professoras Cibele Longo e Bruna Raizer: Cooperativismo, com instrutores da Ascooper, Ministério da Agricultura e Ucafes; Programa agricultura de baixo carbono (ABC) com Elvison Nunes Ramos do MAPA; gestão da propriedade rural com técnicos do Sebrae/SC e água nas propriedades com docentes da Unochapecó.
 

Galeria

Voltar
Top