Presidente Dilma quer fim dos apagões

Publicado em: 09/10/2012 15:11 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, disse nesta terça-feira, que as empresas de transmissão estão realizando uma varredura em seus sistemas por determinação da presidente Dilma Rousseff e do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Segundo ele, a presidente quis saber o que está acontecendo que causou quedas de energia recentemente.

- Como os últimos acontecimentos tiveram alguma falha em transmissão, houve a recomendação que a gente fizesse um pente fino, que revisasse todas as empresas - disse Hubner, após reunião da diretoria da agência, nesta terça-feira.

Hubner afirmou que está sendo definido um cronograma para que todas as transmissoras façam uma revisão completa de todos os seus sistemas. O objetivo é evitar ocorrências de falta de proteção, como o que aconteceu no apagão do Nordeste.

Desde a última semana de setembro aconteceram três quedas de energia no país. Apenas na semana passada, uma pane em uma subestação de Furnas interrompeu o fornecimento de energia para grande parte do país, e, menos de 24 horas depois, um novo apagão deixou 70% do Distrito Federal às escuras, por cerca de duas horas. A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou na semana passada que não havia relação a falta de luz em Brasília e a que ocorreu um dia antes. Um incêndio no cerrado teria afetado uma das linhas de transmissão mais importantes da região da capital, que entrou em curto circuito, de acordo com explicação da concessionária.

Para o diretor-geral, o atraso na construção das linhas de transmissão não teve influência nos apagões das últimas semanas.

O Globo