Geral
Ração é vilã no custo do frango
Os dados da Embrapa Suínos e Aves relativos ao custo de produção do frango em setembro passado apontam que o valor médio registrado no mês – R$2,381/kg – foi quase 36% maior que o de um ano antes, situação ocasionada pelo preço da ração que, em relação a setembro de 2011, teve no mês passado um preço cerca de 50% superior. Já o segundo principal fator de custo (pintos de um dia) registrou variação inferior a 1,5%, enquanto todos os demais custos evoluíram pouco mais de 15%.
Em função disso, alteraram-se radicalmente os níveis de participação desses fatores no custo total de produção do frango. Assim, a participação da ração, que era de 68%, subiu para 74,5%, o que significa dizer que três quartos do custo do frango advêm da alimentação. Já os demais custos viram seu peso cair de 15,4% para 13,1% do custo total, uma redução de 15%.
Não por acaso, ficaram por último os pintos de um dia. Pois sua participação é, agora, inferior, à dos demais custos. Ou seja: representavam 16,6% do custo total e agora correspondem a menos de um oitavo do custo de produção de um quilo de frango.
Como o pinto de um dia também tem como principais fatores de custo o milho e o farelo de soja, o segmento que o produz é, provavelmente, o mais afetado pela crise, pois, ao contrário do frango vivo, seu preço registra evolução real negativa.
Fonte Avisite