Anvisa segue exemplo do Paraná e proíbe chumbinho em todo o país

Publicado em: 09/11/2012 16:19 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta semana a proibição da venda do agrotóxico aldicarbe (chumbinho) em todo o território nacional. O produto proibido (Temik) é utilizado irregularmente como veneno para ratos e é responsável por cerca de 60% dos casos de intoxicações relacionadas ao chumbinho no Brasil.

No Paraná, a venda do produto já estava proibida. Em 2011, a Secretaria de Estado da Saúde enviou um ofício à Anvisa solicitando o cancelamento do registro do aldicarbe. O Ministério Público Federal também foi alertado sobre os riscos de se manter a comercialização do produto no País.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a determinação da Anvisa apenas reforça a posição paranaense e vai dificultar a entrada desses produtos irregulares no Estado. “Desde 2011 apreendemos mais de 200 frascos de chumbinho. Acreditamos que esses produtos tenham vindo clandestinamente de outros estados, onde a venda estava autorizada”, explicou.

Em dois anos, a vigilância sanitária estadual realizou 34 inspeções investigativas em supermercados, casas agropecuárias e petshops em busca do chumbinho. Dez estabelecimentos foram interditados pro terem sido flagrados vendendo o produto. Além da autuação sanitária, o comércio também está sujeito a sanções criminais.

VIGILÂNCIA – A Secretaria da Saúde vem reforçando a vigilância dos casos de intoxicações por chumbinho. Mais de 300 profissionais já foram capacitados sobre o manejo clínico e vigilância dos casos. Em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o Governo do Estado determinou uma série de medidas para diminuir a ocorrência de acidentes com o produto.

Entre os agrotóxicos autorizados no Brasil, o aldicarbe era o que apresentava as maiores taxas de toxicidade. Apenas neste ano os produtos agrícolas e os raticidas foram responsáveis por 816 casos de intoxicação no Paraná. Em 2011, o número chegou a 1.064 casos.

DENÚNCIAS – A Anvisa determinou o recolhimento imediato dos produtos ainda disponíveis no comércio. No Paraná, quem encontrar o chumbinho à venda deve entrar em contato com a Ouvidoria Estadual do SUS. As denúncias podem ser feitas pelo site www.saude.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 644 4414.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná