Geral
Doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória imediata
A Medicina Veterinária tem papel fundamental na Saúde Pública. Exemplo disto é a recente inserção do Médico Veterinário no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), bem como o esforço contínuo da própria Organização Mundial de Saúde em incluir esse profissional na participação, planejamento e avaliação das medidas preventivas e de controle adotadas por suas equipes de saúde pública. Nota-se, portanto, a importância do Médico Veterinário nas linhas de ação que compõem os serviços de vigilância em saúde em nível mundial. Neste contexto, a comunicação das doenças, agravos e eventos em saúde pública às autoridades é uma das mais importantes ferramentas que o Médico Veterinário tem à disposição para exercer suas funções, esteja este profissional inserido no setor público ou privado.
Assim, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná disponibiliza em seu website www.sesa.pr.gov.br o link “NOTIFIQUE AQUI” para notificação online e imediata da ocorrência de casos/eventos de notificação compulsória imediata, segundo o Anexo II da portaria nº104 de 25 de janeiro de 2011 do Ministério da Saúde. Essa notificação deve ser feita por qualquer profissional de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, médicos veterinários, etc.), que atuem em esfera pública ou particular, e não somente os profissionais das vigilâncias em saúde de municípios/estados.
A motivação e a lista de doenças de notificação compulsória imediata encontram-se no arquivo "Portaria104(25-01-2011)". Além do link "NOTIFIQUE AQUI", a SESA-PR funciona com plantão 24h para atender as demandas de eventos de notificação compulsória/desastres/eventos inusitados/emergências em saúde pública por meio do setor CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde). Os telefones para contato são: (41) 3330-4416/4492/4493 e 0800 643 8484 e 0800 645 4900.
Méd. Vet. Thaila F. Corona
Comissão de Saúde Pública Veterinária
CIEVS/SESA-PR