1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Para onde vai o jacaré do Barigui?


Publicado em: 23/11/2012 15:14 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 


Despejado do domicílio, o jacaré do Parque Barigui foi jogado no porta-malas de uma viatura da prefeitura e levado ao zoológico de Curitiba. Nas redes sociais da internet, no entanto, ainda existe a suspeita de que o destino do jacaré seria a panela do Bar do Ligeirinho, o único da cidade a servir carne de jacaré e outros bichos.

No jogo do bicho, jacaré é 15. No Bar do Ligeirinho, jacaré é 40. Por apenas quarenta reais é servido uma generosa porção de meio quilo de jacaré à moda da casa: sal, trigo e fritadeira. Simples assim, esse é o destino dos jacarés que vêm da Amazônia para a cozinha da dona Ida Sofia, a esposa e companheira de trabalho de Ronaldo Abrão, o lendário Ligeirinho.

Desde 1957 a carne de jacaré está no cardápio das casas onde Ligeirinho fez a fama como um garçom “rápido no gatilho”, até chegar a ser dono do próprio nariz de faro fino. O jacaré como prato exótico da “baixa gastronomia” curitibana começou na extinta Cinelândia (nos fundos da Boca Maldita), quando Ligeirinho e o companheiro Víctor viravam a noite para pegar na unha os jacarés de Cacatu, em Antonina. Serra acima amarrados em caixas, os bichos chegavam ainda vivos até o banheiro do bar, onde na manhã seguinte iriam para a faca.

Leia mais em Paraná Online


Voltar
Top