Geral
Fiscalização CRMV-PR notifica charlatão em Ivaí
Motivada por três denúncias de exercício ilegal da profissão em Ivaí, microregião de Prudentópolis, a médica veterinária Letícia Olbertz, fiscal do Conselho de Medicina Veterinária do Paraná, notificou sujeito que atuava como veterinário na cidade.
A fiscalização comprovou a ação ilegal, e os riscos de evolução da doença de uma vaca, submetida a exames porque o "tratamento" não alcançou resultados. A partir do envolvimento de médico veterinário foi investigada suspeição de doença neurológica grave, que é a raiva. Este tipo de doença sempre merece comunicação imediata às autoridades sanitárias do município e do Estado:
-Felizmente não se confirmou a suspeita, que provocaria a morte do animal. A ação ilegal atrasou o diagnóstico. Os riscos foram elevados. A constatação da raiva merece imediatas ações sanitárias. Por isso, o esforço de fiscalização contra pessoas que não estão habilitadas, e é importante a mobilização popular e dos proprietários e trabalhadores rurais em relação ao problema.
O exercício ilegal da profissão mereceu termo de fiscalização baseado no artigo 47 da Lei de Contravenções Penais e do artigo 5o. da Lei 5.517. de 23 de outubro de 1.968, que trata da competência privativa do médico veterinário para a prática de clínica em todas as modalidades de atendimento.
Ainda na cidade de Ivaí foi notificada a proprietária de uma casa de banho e tosa, que estava vacinando e receitando medicamentos, baseada na experiência que teve como funcionária de pet shop em Guarapuava. Exercício ilegal da profissão e notificação para o registro da casa de banho e tosa no CRMV.
As denuncias foram encaminhadas à Delegacia do CRMV de Ponta Grossa, que atende pelos telefones ( 42) 3222 5510 e 3025 7550. O delegado responsável é o médico veterinário Leandro Inglês e o fiscal é Held Hattori.
Outro endereço para denúncias; fiscalizacao@crmv-pr.org.br
fone ( 41) 3263 2511 ramal 206.