1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Veja quem são os novos prefeitos em Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Londrina


Publicado em: 29/10/2012 09:57 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

 


O pecuarista Carlos Roberto Pupin (PP) venceu neste domingo (28) a disputa pela prefeitura de Maringá. Segundo o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o novo prefeito foi escolhido por 104.482 mil eleitores, o equivalente a 53% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). A apuração terminou pontualmente às 18h30. No entanto a comemoração do grupo de Pupin começou antes, quando pouco mais de 90% das urnas haviam sido apuradas.

Candidatura de Pupin ainda está sub judice. Apesar de ter vencido a disputa eleitoral em Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP) ainda não tem a vaga garantida no Executivo, já que sua candidatura é mantida sub judice. O imbróglio vem desde o início da campanha, quando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) negou o registro do candidato do PP por unanimidade. Para o relator, o desembargador Rogério Coelho, Pupin se encontrava inelegível porque substituiu o prefeito Silvio Barros “nos seis meses anteriores ao pleito deste ano”.
A coligação “A mudança continua” entrou com um recurso e conseguiu o deferimento da candidatura de Pupin por decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, a coligação “Maringá de toda a nossa gente”, encabeçada por Enio Verri (PT), também apresentou recurso, pedindo com que a decisão fosse para apreciação e julgamento em plenário do TSE.
A definição tem de ocorrer até o dia 19 de dezembro, data da diplomação dos eleitos. Se a candidatura for indeferida, Verri será considerado vencedor, mas ainda caberá recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

 

Marcelo Rangel, PPS, é o novo prefeito de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Em uma disputa acirrada, o candidato do PPS recebeu 88.611 votos (50,48%). Péricles de Mello, PT, teve 86.929 (49,52%) dos votos válidos, uma diferença de menos de um por cento dos votos (1.682).

Essa foi uma das apurações mais disputadas da história de Ponta Grossa. Em todo o processo de apuração, a diferença entre os candidatos foi mínima, não ultrapassando 3%.

 

 

 

 

Com 88.827 votos (55,56%), o prefeito de Cascavel Edgar Bueno (PDT) foi reeleito neste domingo para mais um mandato. Ele entra para a história política de Cascavel por ser o primeiro político a governar a cidade por três mandatos e também o primeiro a ser reeleito. Esta é a sexta vez que Bueno disputa a prefeitura. Ele foi candidato em todos os pleitos desde 1992, perdeu três e venceu outros três.

O candidato petista José Lemos, que totalizou 71.035 votos (44,44%), disse que sai satisfeito da disputa e que cumpriu com a obrigação. Segundo ele, só o fato de ter disputado a eleição motivou uma série de melhorias para Cascavel como a instalação de uma Unidade Paraná Seguro (UPS), construção de asfaltos e de calçadas. “Isso já foi um ganho do nosso povo”, afirmou. Lemos afirmou que lutou “pelo bom, pelo belo e pelo justo” e que não irá desistir da luta.

 

 

Alexandre Kireeff (PSD) é o novo prefeito eleito de Londrina. Após uma apuração apertada, Kireeff conquistou a vitória com 141.027 votos (50,53 % do total). Em segundo lugar ficou Marcelo Belinati (PP), com 138.049 votos (49,47 % do total). O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h21 deste domingo (28).
 

Galeria

Voltar
Top