1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

As novas profissões do campo


Publicado em: 16/11/2012 15:46 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 


* Por Adriano Lira e Fabiana Vasconcelos

De 30 anos para cá, o acelerado desenvolvimento tecnológico do agronegócio mudou a cara do campo, com o avanço da produtividade das lavouras e da agroindústria, e trouxe novas oportunidades para profissionais e empreendedores. "Gerações de profissionais das ciências agrárias se formaram com a informação de que a economia rural está baseada no tripé terra, capital e trabalho. Mas um quarto fator se soma atualmente àqueles três: a tecnologia", diz Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas.

De fato, especialidades como genética, ciência espacial, informática e biotecnologia estão mais próximas do campo. É o que mostra o Atlas do Espaço Rural Brasileiro, divulgado em outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo teve como principal destaque a modernização das produções. Uma das conclusões do trabalho é justamente esta: a maior parte do setor está aproveitando as novas tecnologias disponíveis em suas culturas.

Para atender a essa crescente demanda por tecnologia e gestão, a oferta de cursos destinados ao agronegócio também se diversificou. As tradicionais formações em agronomia, veterinária e zootecnia se ramificaram e deram origem a profissões mais especializadas. Levantamento realizado pelo Globo Rural chegou a 95 especializações, graduações e pós-graduações que surgiram nos últimos anos como resultado dessa "revolução" no campo. "Em uma área que se desenvolve por meio de novas tecnologias, é importante acompanhar essas inovações", diz Jeffrey Abrahams, sócio-fundador da Abrahams Executive Search, consultoria da área de recursos humanos.

"O desenvolvimento de profissionais em segmentos mais específicos da agropecuária segue a evolução tecnológica do setor. Hoje, você não pode dominar o clima, mas pode dominar a genética do seu gado e as condições do solo", diz.
Leia mais

www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/as-novas-profissoes-do-campo-81399n.aspx

 

Galeria

Voltar
Top