Comissão de Saúde Pública Veterinária destaca ações

Publicado em: 06/12/2012 14:50 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

A Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV-PR fez reuniões mensais ao longo de 2.012, entre as quais se destacam a participação no Forum das Comissões do sistema CRMVs/CFMV, para discutir a presença do médico veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, participando da Estratégia de Saúde da Família. Também foi importante a discussão sobre o aumento da incidência de esporotricose na região metropolitana de Curitiba, quando foi decidida a disponibilização do link do CIEVS-notifique aqui, no site do CRMV-PR, por iniciativa da médica veterinária Thaila Francini Corona. Um terceiro tema de destaque foi a participação dos coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária da Tuiuti e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná para a discussão de estratégias para imunização de pré-exposição para alunos e profissionais da Medicina Veterinária, que saem das universidades para o campo de trabalho expostos a riscos, sem proteção adequada. Essas estratégias dependem de parcerias com o Estado.

A médica veterinária Elizabete Balbino Javorouski, presidente da CSPV, destaca dois assuntos que ainda estão em discussão:

-O armazenamento de imunobiológicos na área de saúde, vacinas e soros, e o de ovos, desde a produção, obtenção e utilização, ainda está em discussão porque envolvem os Ministérios da Saúde e da Agricultura. De qualquer forma, agradeço nesta manifestação o empenho e a dedicação profissional dos componentes de nossa comissão no tratamento de questões ligadas à saúde pública veterinária em nosso Estado e no País. Participamos de simpósios e conferências na Universidade Estadual de Londrina e Federal do Paraná ( Conferência de Medicina Veterinária do Coletivo e Simpósio de Proteção Animal e Políticas Públicas), além das Câmaras Técnicas do Conselho Estadual de Negociação Pemanente do Sus/Paraná, curso de "Formação de Oficinas de Controle Animal-FOCA", em São Paulo, e representação do CRMV no Conselho Estadual de Saúde.