1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Paraná abastecerá Brasil com vacina contra raiva em cães e gatos


Publicado em: 07/12/2012 08:30 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai iniciar a produção em larga escala da vacina antirrábica de uso veterinário por cultivo celular, produto biológico denominado Rhabdocell – vacina antirrábica inativada para cães e gatos. A produção foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, que aprovou as adequações feitas no laboratório do instituto, expandindo o prazo de validade da autorização até 2019.

A fabricação de vacinas por cultivo celular utiliza células de rim de hamster (BHK – baby hamsterkidney), sem a necessidade de sacrificar o animal. Serão doses de 1 ml, com validade de dois anos, substituindo a vacina antirrábica de uso veterinário pelo método Fuenzalida Palácios, que utilizava como substrato cérebro de camundongos neonatos, em doses de 2 ml e validade de um ano.

Além de evitar o sacrifício de animais, o novo método permite obtenção de produto mais puro, eficiente – por induzir maior produção de anticorpos – e mais seguro para os animais, por não provocar efeitos colaterais. “Trata-se de uma inovação importante, que gera segurança e qualidade ao produto, além de ter um reconhecimento internacional”, disse Julio Salomão, diretor bioindustrial do Tecpar.

Mais informações:

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=72136


Voltar
Top