Centro Experimental de Manejo faz primeiro curso de manejo racional para bovinos

Publicado em: 20/12/2012 16:36 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

O Centro Experimental de Manejo, com estrutura para treinamento e pesquisa na área de manejo racional de bovinos, promove nos dias 25 e 26 de janeiro o primeiro curso para Médicos Veterinários e Zootecnistas discutirem o papel do Bem Estar Animal, no manejo de animais de produção, além da oportunidade de participação em treinamento teórico e prático sobre as novas técnicas de manuseio de animais em curral. O curso será feito em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná. O CEM foi inaugurado em novembro e fica na fazenda Arca de Noé, no município de Guairaçá, 30 km de Paranavaí.

Deslocamento, alimentação e hospedagem durante o curso ficam a cargo de cada participante.

As inscrições podem ser feitas neste link:

O Centro Experimental de Manejo Racional e Produtivo ( CEM) nasceu de projeto da Beckhauser, empresa de troncos e balanças sediada em Paranavaí, que já realiza no campo trabalho de disseminação do conceito de manejo racional e produtivo e seus benefícios, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma pecuária de qualidade e rentável.

O projeto para espaço de treinamentos foi possível com a parceria com a fazenda Arca de Noé e o Frigorífico Argus, que permitem a instalação do centro numa fazenda de gado que é modelo de pecuária na região e acompanhamentos de abates, permitindo diálogos sobre melhorias na produção que podem refletir em ganhos em toda a cadeia. A Beckhauser fará a coordenação das atividades de treinamento, explica Luiz Carlos Setim, deputado federal e prefeito eleito de São José dos Pinhais, proprietário da fazenda e do frigorífico:

-O Centro Experimental, fruto da parceria entre as empresas, servirá para pesquisa, ensino, estudos das universidades, fazendeiros, sindicatos, envolvendo muitos outros parceiros ligados à agropecuária brasileira.

Para o presidente da Bekhauser, José Carlos Beckhauser, "o CEM é o encontro de boas idéias e de pessoas que vivem a pecuária, que nela acreditam e que estão acostumadas a lidar com desafios e dificuldades. Vamos capacitar pessoas para a melhoria eo fomento da pecuária na maior região produtora de gado do Paraná".

INFRAESTRUTURA

O CEM conta com mezanino com sala para aulas teóricas e um curral modelo parta que as pessoas visualizem na pratica os conteúdos apresentados. O curral é equipado com câmeras em diversos pontos, que permitirão registrar o manejo, seja para transmissão em tempo real nos treinamentos em que haja grande número de participantes, seja para uso em pesquisas, com medições ligadas, por exemplo, ao comportamento dos animais em diferentes situações de manejo.

A estrutura do curral foi cuidadosamente estudada, com a escolha de um modelo de tronco de contenção antiestresse para oferecer as melhores condições possíveis de manejo à equipe e aos animais, respeitando o seu bem-estar. Cada detalhe foi escolhido considerando o manejo racional, desde a porta de águas nas mangas que ajuda a enbvitar o estresse dos animais, passsando pela seringa com laterais fechadas que facilita o fluxo de manejo, até o sistema de dreno para evitar a formação de barro no curral. O espaço está equipado tambem com o que existe em tecnologia de ponta para o manejo do gado, com tronco pneumático instalado em balança eletrônica, equipamento com foco em alta produtividade e qualidade de manejo.