Ano que começa será marcado por concessões de estradas, ferrovias e aeroportos

Publicado em: 06/01/2013 08:52 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Brasília - No setor de infraestrutura, o ano de 2013 será marcado pela concessão à iniciativa privada de rodovias, ferrovias e aeroportos, além do início do funcionamento de importantes empreendimentos. Na área de geração de energia, deve entrar em operação, no primeiro trimestre, a primeira das 50 turbinas da Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira (RO), com capacidade de 75 megawatts (MW).

Saiba mais:

No final do ano passado, a Confederação Nacional da Agricultura apresentou ao Governo Federal levantamento sobre os custos operacionais de transportes, concentrados nas rodovias, e o posicionamento do Brasil em relação à agilidade e eficiência. A audiência da senadora Katia Abreu, presidente da CNA, com a Ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, também discutiu questões relacionadas à agricultura de baixo carbono, mecanização da pequena propriedade rural da Amazônia e potenciais da aquicultura e de irrigação brasileiros.

O agronegócio representa 22,51 por cento do Produto Interno Bruto brasileiro, com a movimentação anual de 548 bilhões de dólares e o custo operacional de transporte da lavoura do porto de embarque é U$ 85,00, contra U$ 23,00 dos Estados Unidos e U$ 20,00 da Argentina. A ineficiência logística provoca perdas anuais de 80 bilhões de dólares. O Brasil é o 130o. em eficiência portuária e o 104o. em qualidade geral no ranking mundial de infraestrutura. No ítem desembaraço aduaneiro é o 102o. entre 113 países pesquisados. (quadros em anexo)

As medidas anunciadas para este ano foram recebidas com entusiasmo pela Confederação Nacional da Agricultura.