1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Exames descartam caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina no Paraná


Publicado em: 08/12/2012 11:12 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 


O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afastou definitivamente a possibilidade da doença da vaca louca no Paraná. O anúncio foi feito após a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) terem sido comunicadas oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre os resultados negativos de exames realizados em animal morto há dois anos por suspeita de raiva.

Como os protocolos internacionais, dos quais o Brasil é signatário, recomenda que os animais mortos com suspeitas de raiva sejam submetidos a exames para detectar outras doenças inclusive a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da vaca louca, esse procedimento foi seguido à risca no Paraná, afirmou o secretário. Após um período de exames, provas e contraprovas, os resultados para a doença foram divulgados oficialmente pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira, em Brasília.

Durante entrevista coletiva na tarde de sexta-feira (07), em Curitiba, o secretário Norberto Ortigara detalhou os procedimentos técnicos que fizeram com que o serviço oficial de defesa sanitária do Estado mantivesse o sigilo a respeito do caso. Ortigara estava acompanhando do secretário executivo do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Paraná (Fundepec), Ronei Volpi, pelo diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Adriano Riesemberg, e pelo chefe de gabinete da Adapar, Silmar Bürer.

 

Detalhes:

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=72187


 

Galeria

Voltar
Top