Geral
Prefeitura de Maringá alerta sobre contato com morcegos
A Secretaria de Saúde alerta a população para o risco de contato com morcegos, depois de confirmar um caso de raiva em um animal recolhido em um condomínio na Zona 8, na região do antigo aeroporto. “As pessoas não devem tocar ou ter contato com morcegos, e em caso de contato procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou a UPA 24 Horas”, alerta o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
Segundo Nardi não existe risco da presença de morcegos em imóveis ou árvore, apenas se houver o contato com pessoas ou animais. “Estamos fazendo a vigilância no raio do entorno do local onde o morcego foi localizado, orientando as pessoas e vacinando os animais domésticos, mas o alerta vale para toda a cidade”, reforça o secretário.
O morcego recolhido na Zona 8 foi encaminhado para o Laboratório Central do Estado, há algumas semanas, confirmando a raiva. Segundo o secretário é rotina enviar morcegos para análise, sendo raro a confirmação de raiva. “A raiva é fatal para as pessoas, por isso a orientação sobre o risco de contato com a espécie e o alerta para se evitar esse contato voluntariamente”, reforça Nardi, lembrando que em hipótese alguma as pessoas devem tentar retirar morcegos de residências ou qualquer outro local. O morcego é animal silvestre protegido por lei, e a tentativa de remover ou eliminar a espécie precisa de autorização dos órgãos ambientais.
Mesmo as pessoas que encontrarem morcegos dentro de quartos ou banheiros, ou em quintais onde são criados animais domésticos, devem procurar uma UBS ou a UPA 24 Horas. “Existe o risco de contato involuntário da pessoa ou do animal com o morcego durante a noite, e se esse morcego está dentro de casa, o ideal é procurar a saúde pública”, orienta o secretário.
l