Comissão ouve na Câmara de Curitiba Secretário do Meio Ambiente

Publicado em: 13/03/2013 15:51 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Bruno Pessutti, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal recebeu o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Eugenio de Lima, e o procurador geral do município, Joel Macedo Pereira Neto. Desenvolvimento sustentável, interação com a região metropolitana e destinação do lixo foram alguns  dos temas debatidos com os parlamentares.

O presidente da comissão, vereador Bruno Pessutti (PSC), disse que a ideia de convidar o representante do Executivo e o procurador geral do Município surgiu logo na instalação do colegiado, quando se tornou imperativo conhecer as ações desenvolvidas e as dificuldades da pasta. “Também queremos saber mais sobre o Conselho Municipal de Meio Ambiente e como os vereadores podem participar ativamente”, acrescentou.

Em sua fala, o secretário de Meio Ambiente traçou um panorama sobre a atuação da pasta e os principais problemas na capital. Ele destacou que não há outra alternativa para o futuro da cidade que não o desenvolvimento sustentável. “Queremos mais desenvolvimento, mas de que tipo? Precisamos mudar o rumo da cidade”, frisou. Também foi indicada a necessidade de se investir em educação ambiental e conscientização da população para este tema.

Alguns dos problemas citados por Eugenio de Lima foram a conservação insuficiente dos recursos naturais do município, obras inacabadas, esgotos a céu aberto, população crescente nas favelas e aumento do número de desastres naturais. Outro assunto comentado foi a poluição causada pelos meios de transporte. “A velocidade dos ônibus e carros está diminuindo. Isso significa que a população está crescendo e a poluição está aumentado”, destacou.

O gestor apresentou um mapa com a evolução das áreas ocupadas em Curitiba no decorrer do último século e salientou que a cidade não possui mais área rural. Por esta razão, reforçou a necessidade de haver maior interação com a Região Metropolitana, já que a poluição causada em uma cidade é sentida por diversos outros municípios, principalmente em termos hídricos.