Rússia libera importação de carne de frango do Paraná

Publicado em: 27/03/2013 09:15 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Dois frigoríficos paranaenses poderão voltar a exportar carne de frango para a Rússia. A informação, divulgada neste início de semana pelo Rosselkhoznadzor, o serviço sanitário russo, veio quase dois anos depois de o país ter embargado as compras do Brasil.

Em novembro do ano passado, as autoridades russas anunciaram que suspenderiam as restrições aos três estados brasileiros que estavam impedidos de embarcar carne de frango – Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

As plantas autorizadas a exportar são das cooperativas C.Vale, de Palotina, e Lar, de Medianeira. Para o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Célio Porto, a liberação “é o primeiro gesto concreto das autoridades russas, que torna efetiva a suspensão aos três estados brasileiros”.

O comunicado ressaltou ainda que, desde novembro, o governo russo demonstrou interesse em suspender a proibição, desde que as empresas brasileiras atendessem todas as exigências do país e apresentassem um plano de ação.

O fim da restrição foi publicado nesta segunda-feira (25/3) no site do Rosselkhoznadzor, o serviço sanitário russo. De acordo com as informações, duas plantas localizadas nas cidades paraenses de Palotina e Matelândia foram autorizadas a retomar as exportações para aquele país.

Com a negociação bem sucedida entre dois frigoríficos, a expectativa do ministério é que as empresas dos outros estados também apresentem o plano de ação para aprovação das autoridades russas o mais rápido possível e, consequentemente, consigam a liberação da exportação da carne de ave brasileira.

Fonte: Gazeta do Povo e Correio Braziliense