Geral
SC aposta em suíno com alto valor genético
Diferente das convencionais, a nova espécie aumenta a diversidade de raças de suínos
Todo o projeto foi realizado pela empresa Agro Pastoril Vale Verde, de Jaraguá do Sul. O proprietário do empreendimento, Honório Tomelin, desembolsou R$ 7 milhões para inserir na cidade o cultivo e inseminação da Newsham. Até fevereiro, a Vale Verde irá importar 40 matrizes que ficarão alojadas na granja da empresa.
Os animais são provenientes do estado do Colorado (EUA) onde a pesquisa se estende há 20 anos para obter uma alimento saudável e diferenciado.
O projeto em Jaraguá do Sul será o primeiro
A idéia é ter, para uma melhor avaliação do impacto gerado pelo projeto, o efeito multiplicador de 1,2 mil matrizes.
Em princípio, segundo Tomelin, a produção será de 25 mil suínos, média de 2 mil animais por mês.
Assim, a produção de leitões será de 28,2 mil animais. A venda irá ocorrer no países do Cone Sul - Argentina, Uruguai, Chile e Brasil.
A nova técnica também irá incrementar a economia da região com a geração de empregos especializados.
E quem também sairá ganhando é o produtor, que terá nas prateleiras um produto superior e mais saboroso, uma vez que a pesquisa americana conseguiu colocar a gordura do animal nos músculos. Fato que o diferencia o processo das culturas convencionais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Implantação da granja garante a permanência da linhagem.
O fator marcante do programa americano Newsham Genetics está na adoção de ferramentas biotecnológicas decisivas para o futuro da genética animal.
Um exemplo é a transferência de embriões e a seleção assistida por marcadores genéticos.
- A implantação da granja no município de Jaraguá do Sul será o marco importante para a suinicultura nacional e do Cone Sul e a garantia definitiva da permanência das linhagens genéticas Newsham em nosso país - observa Tomelin.
Fonte: Diário Catarinense