Empreendedor rural, profissionalização e qualidade

Publicado em: 04/04/2013 10:00 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Rodolfo Werneck, presidente reeleito do Sindicato Rural de Guarapuava, diz que "o Paraná não pode competir em volume de boi e produção e deve trabalhar nichos de mercado, com qualidade. Para isso, o produtor da pecuária de corte tem que profissionalizar gestão da atividade, recuperando terreno perdido para a agricultura, que levou a atividade para áreas marginais, pedregosas, de difícil acesso, em especial na nossa região. A bovinocultura e a ovinocultura de corte precisam ser avaliados sobre as dificuldades dos ciclos, as taxas de touro, de desmama, desfrute e de uma vaca sem bezerro, por exemplo, produções com qualidade e gestão".

Por essas razões, começam hoje dois cursos destinados a ensinar pecuaristas e gerentes de propriedades a implantar visão empresarial nos negócios. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( Senar), realizados de forma inédita na região de Guarapuava, os dois programas de capacitação tem 400 horas de cargas horárias, reúnem 20 alunos cada e terminam em novembro.