Sanidade animal, segurança para produção de alimentos

Publicado em: 16/04/2013 16:13 | Categoria: Geral

"Sanidade animal é responsabilidade de todos. Não podemos deixar as ações sob responsabilidade única dos órgãos oficiais. É nesse contexto que foram instalados no Paraná os Conselhos de Sanidade Agropecuária-CSA, com participação ampla e ativa de toda a comunidade, desde o produtor até o comerciante, juntos por um Paraná livre de doenças". O presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas, avalia dessa forma o "3º Encontro de Sanidade Agropecuária", que reuniu na semana passada representantes de diversos municípios, membros dos conselhos, representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Federação da Agricultura e técnicos na Expo Londrina.

De forma inédita, ao invés de palestras, a metodologia dividiu os presentes em cinco grupos, de acordo com o assunto escolhido ( alimento seguro, sanidade animal, sanidade vegetal, fundo de aval e inspeção), com a realização de rodízios de forma a que todos os presentes participassem de todos os grupos. As conclusões foram colocadas em painéis e serão encaminhadas para redação final pelo Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária, dirigido pelo médico veterinário Aurelino Menarim Jr. "Quando os CSAs se reúnem, como aconteceu na Expo Londrina, é demonstração clara de que no Paraná a defesa sanitária de nossos rebanhos é prioridade, como preocupação de vigilância das autoridades no assunto, seja da iniciativa privada ou dos órgãos oficiais".