Os desafios da medicina veterinária, na opinião do presidente do CFMV

Publicado em: 10/05/2013 12:49 | Categoria: Geral

Durante sua passagem por Florianópolis, na Reunião Administrativa dos CRMVs Região Sul e convidados, realizada nos últimos dia 02 e 03 de maio, o Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) Med. Vet. Benedito Fortes Arruda falou sobre as conquistas da profissão, que este ano completa 45 anos de regulamentação, os principais desafios e as demandas.

CRMV-SC - A Medicina Veterinária completa 45 anos de regulamentação este ano, quais são as principais conquistas?

Med. Vet. Benedito Fortes Arruda - Foram várias as nossas conquistas nestas últimas décadas, continuamos conquistando e não vamos parar. Ganhamos reconhecimento do ponto de vista da nossa importância na produtividade animal, no campo da ética, bioética e bem-estar animal, na atuação com os animais de companhia e isso tem mostrado a sociedade o nosso trabalho. Fomos incluídos ao Núcleo de Atendimento a Saúde da Família (NASF). Não somos mais vistos como profissionais das ciências agrárias somente, mas também da saúde. Portanto, todos os segmentos da nossa atividade precisam trabalhar em sintonia com bem-estar animal, bem-estar humano em um meio ambiente sustentável.

CRMV-SC – Quais são os principais desafios?

Dr. Benedito – Conscientizar ainda mais a sociedade brasileira sobre o papel que exercemos em diversas áreas. Deixamos de ser vistos como o profissional que cuida do cão da madame ou do boi do fazendeiro, fazemos parte do dia a dia das pessoas. Buscamos qualidade do leite servido no café da manhã, do bife na hora do almoço, do presunto do lanche e de outros alimentos presentes diariamente na mesa dos brasileiros e que precisam chegar até o consumidor de forma inócua. Assim vamos evitar que o indivíduo vá parar em fila de hospital ou em clínicas de atendimento público. O sistema CFMV/CRMVs está trabalhando cada vez mais neste sentido.

CRMV-SC - A Resolução n. 1015 entrará em vigor a partir de agosto, estabelecendo critérios para o funcionamento de estabelecimentos veterinários, a fiscalização será mais intensa?

Dr. Benedito - Esta resolução é fruto de uma realidade, foi feita por colegas que trabalham na área e que perceberam a necessidade de normas que padronizem o atendimento. É evidente que precisamos repensar e sempre acompanhar a dinâmica do mundo. Em algumas circunstâncias poderemos analisar as condições porque entendemos que a resolução exige, em algumas situações, equipamentos de custo elevado. É uma resolução que será aplicada de forma cartesiana em todo o Brasil, pretendemos adquirir credibilidade da sociedade e devemos ser os primeiros a dar o exemplo. Se quisermos uma clínica que ofereça conforto, higiene e sanidade, temos que oferecer isso aos nossos clientes. Não queremos ouvir sobre aquele profissional que atende com o jaleco sujo, sem nenhum tipo de higiene em seu consultório. Como os conselhos, que são os órgãos fiscalizadores poderão permitir que um profissional agindo desta forma esteja em atividade? É este o ponto de vista.

CRMV-SC - Quais áreas de atuação são as mais promissoras na sua avaliação?

Dr. Benedito - A apicultura é uma delas. São poucos os que realmente entendem de abelha, das doenças relacionadas e produção de mel. Temos um espaço fantástico especialmente no Centro Oeste brasileiro, são muitas propriedades em que os colegas poderiam estar produzindo mel e ganhando dinheiro. O Brasil também demanda profissionais da área de carcinicultura, temos muito para crescer na exportação de camarão, é uma necessidade que precisamos desenvolver. A Medicina Veterinária tem uma atuação ampla, ainda estamos muito presos aos cães, gatos, equinos, bovinos, aves e suínos. Precisamos ter mais conhecimento em piscicultura, como se cria, como se maneja, como se alimenta, quais são as doenças. O mundo está clamando cada vez mais por este tipo de proteína e nós temos condições de estimular este mercado. As universidades também precisam estar voltadas para isto. O colega com este conhecimento, agregado ao inglês, terá um campo fantástico de trabalho.

CRMV-SC – Em relação às campanhas de comunicação, tanto para a sociedade quanto para os profissionais, quais ações estão previstas este ano pelo CFMV?

Dr. Benedito - Vamos fazer uma grande campanha em nível nacional mostrando áreas de atuação dos Médicos Veterinários. Entre elas, está prevista uma ação com a Rede Globo sobre com animais silvestres, uma campanha contra o tráfico e maus tratos. Em relação à comunicação direta com os profissionais, está em fase de teste o clipping diário que deverá ser enviado aos mais de 70 mil e-mails cadastrados em nosso mailing. A ideia é reunir diariamente as notícias dos principais veículos de comunicação do Brasil e levar ao profissional.