DIA DO ZOOTECNISTA - Sindicato Rural reuniu zootecnistas em café da manhã.

Publicado em: 14/05/2013 12:15 | Categoria: Geral

13 de maio, dia do Zootecnista

Na região, existem cerca de 20 profissionais da área.

Em comemoração ao Dia do Zootecnista, o Sindicato Rural de Guarapuava promoveu um café da manhã nesta segunda-feira, 13, para zootecnistas de Guarapuava e região.
A confraternização faz parte de um dos objetivos da entidade, que é reconhecer e valorizar a atuação de todos os profissionais que trabalham no campo, em prol do desenvolvimento agropecuário da região. Além disso, a intenção do evento é realizar uma maior aproximação entre os profissionais da área e a entidade. Foi o primeiro ano que o Sindicato realizou uma confraternização na data, porém pretende tornar o evento tradicional.
O segundo vice-presidente do Sindicato Rural, Anton Gora, durante o café da manhã, parabenizou os profissionais e disse que os zootecnistas contribuem muito com a atividade agropecuária. “O Sindicato Rural está com as portas abertas para todos os zootecnistas, profissionais que difundem conhecimento no campo e contribuem tanto na agricultura quanto na pecuária”.
Entre os presentes, estava o zootecnista e professor do departamento de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Paulo Roberto Ost, que atua há 10 anos em Guarapuava. Ele elogiou a iniciativa do Sindicato. “Achei uma excelente ideia, nos sentimos, inclusive, lisonjeados por sermos lembrados, já que somos poucos na região. Fico muito feliz que a minha profissão tenha sido reconhecida neste dia”.
Ost também falou sobre a atuação do Sindicato Rural em parceria com os profissionais da cidade. “O Sindicato daqui tem um diferencial. Desde quando cheguei em Guarapuava, percebi que é um dos maiores apoiadores da Universidade e das pessoas relacionadas à agricultura e pecuária. Acredito que essa proximidade do zootecnista com o Sindicato é rica para ambas as partes”.
Mabely Lupepsa, zootecnista que atua na propriedade familiar em Pinhão, também falou sobre a importância das instituições reconhecerem e valorizarem o espaço do zootecnista como profissional. “Achei muito bacana o evento, por ser uma forma de valorizar a profissão. Muitos nos confundem com veterinários ou agrônomos, porém queremos ter o nosso espaço”.
Um dos mais experientes zootecnistas da região, Roberto Motta Junior, técnico da Emater que atua na Cooperaliança, destacou que "essa foi uma ótima iniciativa. Ficamos muito alegres. Embora seja um grupo pequeno de profissionais, nós entendemos a atitude como uma valorização da classe, que ainda é nova, mas que batalha no campo pelo agricultor”. Motta trabalha há 40 anos como zootecnista e parabeniza o Sindicato Rural pelo evento. “Acredito que essa foi uma maneira da entidade demonstrar e materializar o reconhecimento da profissão”.

Zootecnista – histórico e campo de atuação

O estudo da zootecnia no Brasil começou em Uruguaiana no Rio Grande do Sul há 47 anos, em 1966, na Pontifícia Universidade Católica – PUC, porém a profissão só foi regulamentada dois anos depois, em dezembro de 1968, através da lei federal nº 5.550.
O zootecnista é o profissional responsável pela produção, nutrição e bem-estar do animal e possui um campo de atuação extenso, não se restringindo apenas ao campo ou a bovinocultura, mas também a produção de animais para esportes, e até mesmo para preservação de espécies da fauna selvagem.
O professor de medicina veterinária, Paulo Ost, comentou sobre a atuação do profissional. “A profissão zootécnica se especializou para trabalhar com produção animal, como leite, ovos e lã, por exemplo. Diferente do veterinário, o zootecnista não atua na área clínica, de sanidade ou em reprodução. A zootecnia em si trabalha com alimentos, desde a parte de melhoramento genético, manejo, visando sempre aprimorar a produtividade, ganho de peso, conversão alimentar, ou seja, com as variáveis importantes dentro da pecuária”, explicou.