Tráfico de animais selvagens, terceira atividade ilícita mais lucrativa do mundo

Publicado em: 15/05/2013 11:47 | Categoria: Geral

Rogério Ribas Lange, professor UFPR

O professor Rogério Ribas Lange, professor de Deontologia  do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná e membro da Comissão de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária, diz que o tráfico de animais selvagens só perde para o tráfico de armas e drogas entre as atividades ilícitas mais importantes do mundo. O professor participa sábado da Ação Global, no Sesi de Araucária, atendendo pessoas na barraca do Conselho Federal para orientar e esclarecer sobre o tráfico de animais selvagens:

-Pais e crianças precisam saber que o papagaio que tem em casa foi produzido em cativeiro, não tem doenças, ao contrário do animal criado em vida livre e adquirido de modo ilegal. Criar é bom, roubar, traficar, está errado, ética,moral e legalmente.Para comemorar os 45 anos de criação do sistema Conselho Federal e conselhos regionais a Comissão de Animais Selvagens fará esta campanha durante a Ação Global para a sociedade ser informada sobre a grave doença de nossos tempos. A nossa cultura cultiva o hábito de animais em cativeiro, o que não é problema; a gravidade é o roubo, o lucro ilegal, a guarda ilegal. E nada melhorar do que explicar para as crianças essa preocupação.

A participação do CFMV na Ação Global se dará com a presença de médicos veterinarios falando do tema animais selvagens, com a distribuição de cartilhas, exibição de vídeos, pinturas nos rostos das crianças e produção de balões com a figura de animais, além de contador de história com enredos infantis. A Ação Global acontece no Parque Cachoeira, em Araucária, das nove da manhã às cinco da tarde deste sábado.