Seminário Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal em Ivatuba

Publicado em: 24/07/2013 13:07 | Categoria: Geral

Presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas destaca a preocupação da autarquia em relação aos profissionais mÃ?©dicos veterinários e zootecnistas.

Prefeitos, secretários, médicos veterinários, zootecnistas, empresários e o presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas participam em Ivatuba - PR, da etapa paranaense dos seminários sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
O Paraná proporciona a maior participação de interessados na discussão sobre o sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal, com a inserção dos municípios no processo, em relação às etapas já realizadas em outros estados brasileiros.
Eliel de Freitas, presidente do CRMV-PR destaca a preocupação da autarquia em relação aos profissionais médicos veterinários e zootecnistas que participam dos sistemas de inspeção de produtos de origem animal, elogiando a iniciativa da AMUSEP em abrigar o evento no Paraná, além de anunciar os seminários organizados pelo CRMV-PR em diversos municípios, em parceria com o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor.
O prefeito de Marialva e zootecnista Edgar Silvestri, enaltece a participação de profissionais e gestores públicos. Para ele, os pequenos produtores rurais e os municípios precisam se integrar a sistemas que permitam a comercialização de produtos além de suas fronteiras.
O médico veterinário Fernando Fagundes Fernandes, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, revelou aos participantes do seminário sobre sistema de inspeção que nos últimos cinco anos o SUS gastou 230 milhões de reais no atendimento de pessoas contaminadas por produtos de origem animal, sem contar despesas com faltas ao trabalho e atendimentos ambulatoriais. Lembrou, ainda, que no começo da década de 80 existiam quatro bactérias, entre as quais a salmonela. Hoje, são 15, além de vírus e príons.
Os participantes recebem orientação em relação à necessidade de adoção de planos de municípios e estados de combate à clandestinidade na produção e comercialização de produtos de origem animal.
Até o final de agosto o Governo Federal terá orientações claras para fechar convênios com municípios para a montagem dos Serviços de Inspeção Municipal integrados ao sistema SISBI/POA/SUASA, na forma de consórcios ou individual. Em tese, os valores poderão ser de 36, 48 ou 72 mil reais, conforme o tamanho e o número de empresas, ou de 180 mil reais para o caso de consórcios, a exemplo dos consórcios para saúde e segurança, que já existem. Fernando Fernandes anunciou a realização de oficina no mês de agosto em Brasília, com participação de representantes da Adapar e da Prefeitura de Cascavel, que já aderiu ao SISBI-POA, para a discussão de detalhes para apoio financeiro e institucional. Caberá aos municípios a contratação de médicos veterinários, entre outras responsabilidades.