Geral
MAPA alerta médicos veterinários sobre emissão do CZI
A Unidade Técnica Regional de Agricultura em Londrina, orienta em relação a cuidados para a emissão de Certificados Zoossanitários Internacionais (CZI), para animais de companhia. O comunicado é assinado pelos Fiscais Federais Agropecuário, Elizete de Oliveira e Ivori Pedro Meneguzzo.
Médicos Veterinários devem:
1- Preencher os atestados de forma clara e completa, identificando tanto o animal quanto seu proprietário.
2- Datar e assinar os atestados e cumprir prazos e requisitos específicos para cada país de destino (consulte site do MAPA: AQUI).
3- Fornecer as informações precisas quanto ao estado de saúde do animal, e de acordo com os requisitos sanitários e forneçam as declarações solicitadas pelo país de destino.
4- Citar o nome do profissional e o número de registro profissional (CRMV), assim como o endereço e o telefone de forma legível.
Este atestado é o embasamento sanitário para o Veterinário Oficial emitir o CZI, que permanecerá arquivado no MAPA.
O animal deverá ser devidamente identificado no atestado de saúde, devendo constar do documento: nome, sexo, espécie, raça, idade, número de identificação ( tatuagem ou microchip), quando exigido, tipo de pelagem, cor, data de nascimenro, além do nome completo, endereço, telefone para contato.