Veterinário cuida de pítons apreendidas em contrabando

Publicado em: 30/07/2013 15:33 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

O Conselho Federal de Medicina Veterinária deve lançar no mês de setembro, em comemoração aos 45 anos de criação do sistema CFMV/CRMVs, campanha nacional contra o Tráfico de Animais Selvagens. Uma das rotas de répteis, por exemplo, passa pelo Paraná, por causa da fronteira com a Argentina e Paraguai, e vem do Sul, via Uruguai, porque a Argentina permite a criação de pítons e por isso é caminho de animais que vem dos Estados Unidos da América. Em Cornélio Procópio, o médico veterinário Rafael Haddad mantém o Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente, que abriga três pítons, uma delas albina, cor amarela, vindas da Birmânia e da Indonésia e capturadas no comércio ilegal da região Norte do Paraná. Ele é fiel depositário dos animais e cuida até que morram ou algum órgão de governo os requisite. A cobra albina enfrenta problemas respiratórios por causa do frio, já que é de regiões quentes e úmidas. Duas biólogas e uma vestibulanda auxiliam Rafael Haddad, que é vereador na cidade e trabalha para a instalação do Centro de Triagem de Animais Selvagens em Cornélio Procópio, numa parceria com o Governo do Estado. O instituto recebeu no ano passado a vista de 2.200 estudantes da rede local de ensino. A campanha nacional será coordenada pelo médico veterinário Rogério Lange, presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV e professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná.