Pecuária de corte pode ajudar na recuperação de áreas degradáveis no Paraná

Publicado em: 08/08/2013 16:52 | Categoria: Geral

O presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, professor Luiz Lucchesi, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná, elogiou o Ciclo de Reuniões da Pecuária de Corte do Estado do Paraná, que começa dias 29 e 30 em Paranavaí, numa promoção do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Para ele, as reuniões deverão apontar caminhos para a revitalização do setor, com a recuperação de dois milhões de hectares de terras degradadas, "e é um dever profissional a participação porque questões sociais, econômicas e ambientais devem ser tratadas com carinho, encaminhando-se os resultados para políticas de governo, já que dez por cento do território paranaense estão ocupados com solo de menor capacidade de produção de bens e serviços. A degradação leva a menor produção, à diminuição da capacidade econômica local e regional e ao esvaziamento das áreas, com baixo IDH. Os bancos já tem recursos federais para a recuperação mas faltam bons projetos, que com certeza sairão das discussões organizadas para diversas regiões do Paraná". O presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos diz que representantes das 19 entidades no Estado estarão presentes em todas as etapas, considerando importante, ainda, o aumento do consumo de proteínas por parte da população. Por último, revelou que a aprovação para o ciclo ocorreu de forma unânime na Câmara de Agronomia do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia.