CSAs apresentam proposta de fundo indenizatório para tuberculose bovina

Publicado em: 20/07/2013 10:55 | Categoria: Geral

Os presidentes dos Conselhos Municipais de Sanidade Animal de Guarapuava (CSA), Rodolpho Luiz Werneck Botelho (presidente do Sindicato Rural de Guarapuava), e de Turvo, Alisson Rickli, representando produtores rurais de Guarapuava e região, levaram ao secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e ao diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, em Curitiba, propostas para que o governo do Estado ajude produtores rurais que tiverem rebanhos atingidos por brucelose e tuberculose. Para os pecuaristas, atualmente, é preocupante o nível de incidência na região. As duas doenças não têm cura e, quando ocorrem num rebanho, obrigam o criador de gado a sacrificar os animais contaminados. O setor chama a atenção para o fato de que, em alguns casos, o prejuízo pode ameaçar a sobrevivência da propriedade rural atingida.

Acompanhados de representantes regionais da Seab de Guarapuava, e da Faep, ao lado dos deputados estaduais Artagão de Mattos Leão e Bernardo Carli, Botelho e Rickli apresentaram a sugestão que resultou de uma reunião dos CSA´s da região, dia 5, no Sindicato Rural de Guarapuava: a criação de um fundo de indenização para o produtor que tiver de sacrificar animais por causa de tuberculose.  O secretário Ortigara solicitou às lideranças para encaminhar uma mensagem de lei à Assembleia Legislativa constituindo um fundo para indenizar os produtores.

Após o encontro, Rodolpho Luiz Werneck Botelho avaliou que o debate foi positivo: “Foi muito produtiva a reunião. A Seab está aberta a discutir soluções para as duas doenças” (a tuberculose ataca tanto gado leiteiro como de corte, mas a prevalência é maior no leiteiro; já a brucelose existe nos dois rebanhos, com maior incidência no de corte). Botelho destacou ainda, como importante, o consenso de todos os participantes de que é necessário que não só os pecuaristas, mas toda a cadeia produtiva do leite, se integrem num esforço conjunto para erradicar aquelas doenças.

Chefe da regional da Seab que abrange 12 municípios da região de Guarapuava, Arthur Bittencourt, comentou em entrevista ao site do Sindicato Rural de Guarapuava, ao retornar de Curitiba, que a criação de um fundo de indenização, para rebanhos sacrificados por causa da tuberculose bovina, seria, em sua opinião, viável. Bittencourt acrescentou que o problema das duas doenças também atinge outras regiões e que, a seu ver, é necessário que o Estado estabeleça um plano de combate àquelas enfermidades: “Principalmente no caso da tuberculose, que pode passar para o ser humano”, ressaltou. Ainda de acordo com ele, é preciso intensificar a divulgação. “Tem produtores que ainda não se conscientizaram”, concluiu.

Também para o secretário municipal de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, o encontro de quarta-feira foi positivo, com Seab e Adapar se mostrando sensíveis a uma questão, que, conforme avaliou, necessita da participação de todos os segmentos. “A gente vê o agravamento da tuberculose”, declarou, apontando que a enfermidade representa um risco ainda maior: “Para brucelose, pelo menos, tem vacina”, recordou. “Temos caso de produtor que teve de abater 40% das vacas de leite”, relatou, dimensionando a importância da questão. Por enquanto – enumerou Vezzaro – o município vem tomando algumas medidas para a sanidade dos rebanhos: a vacinação de bezerras (para prevenir brucelose), exames periódicos em animais e a inseminação artificial, para evitar a disseminação das doenças na reprodução. Mesmo assim, ele frisou considerar importante um fundo indenizatório: “Pelo menos um fundo indeniza em parte o produtor”.

Adapar iniciou consulta pública sobre medidas para sanidade animal

O diretor presidente da Adapar, Inácio Kroetz, observou durante a reunião com o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e lideranças da região de Guarapuava, ontem, em Curitiba, que a agência deu início a uma consulta pública, com duração de 30 dias, sobre a adoção de medidas mais rígidas para melhorar a qualidade do leite no Paraná, e que essas medidas envolvem também o controle de enfermidades como brucelose tuberculose. O diretor-presidente da Adapar acrescentou que as lideranças devem contribuir com sugestões na consulta pública, que já pode ser acessada no site da Adapar, no endereço eletrônico www.adapar.pr.gov.br. Ainda segundo Kroetz, a Adapar vai intensificar suas ações para que o produtor vacine seus animais contra a brucelose. O desafio é manter, na propriedade, animais sadios e submetê-los periodicamente a exames, para atestar a ausência das enfermidades. “Caso haja contaminação, o animal deve ser sacrificado imediatamente para o saneamento adequado da propriedade”, disse.

Proposta de fundo indenizatório foi lançada em reunião dos CSA´s da região

No Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Sanidade Animal (CSA´s), realizado em Guarapuava, no dia 5 de julho, representantes dos CSA´s, de vários municípios, decidiram apoiar e solicitar a criação de um fundo indenizatório estadual. Do encontro, realizado no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava, participaram os CSA´s dos municípios de Guarapuava, Turvo, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Candói, Cantagalo, Campina do Simão e Prudentópolis.