ITR em discussão hoje em Guarapuava

Publicado em: 26/08/2013 09:04 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

Nesta segunda-feira, 26, a partir das duas da tarde, a Prefeitura Municipal de Guarapuava realiza reunião com contadores para discussão sobre o Imposto Territorial Rural (ITR), Programa de Recuperação Fiscal (PREFIG) e nota fiscal eletrônica. A reunião será no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava.

A novidade com relação ao ITR é que a atual administração firmou convênio com a Secretaria da Receita Federal e a partir de agora, 100% da arrecadação desse tributo será repassada ao município. Antes, Guarapuava tinha direito a 50% do valor arrecadado, ou seja, a outra metade ficava na União. Esse repasse de 50% girava em torno de R$ 660 mil.

A cobrança do ITR é semelhante à do Imposto de Renda. Todo ano, entre agosto e setembro, o proprietário rural tem que fazer a declaração. A cobrança do ITR é feita sobre o valor do imóvel declarado pelo proprietário rural e as alíquotas variam de acordo com a produtividade e a área.

No dia 04 de setembro, às 9h30, a Prefeitura realiza reunião sobre ITR com os produtores rurais, também no Sindicato Rural de Guarapuava.