Geral
Nota de Repúdio do CRMV-SC
O CRMV-SC considera inaceitável, inescusável e rechaça plenamente a covarde agressão perpetrada sobre o colega médico-veterinário Guilherme Zaha Takeda no exercício de sua função no município de São José do Cedro, ocorrida na última sexta feira (06). De acordo com o Boletim de Ocorrência o profissional foi ameaçado pelo proprietário do abatedouro Malvessi e agredido por pessoas ligadas ao frigorífico ao efetuar a interdição do estabelecimento.
A segurança alimentar da população depende da efetiva fiscalização e inspeção dos produtos de origem animal que é realizada por médicos veterinários durante todas as fases de sua produção. A impunidade diante de situações como esta não coloca em risco somente a integridade física dos profissionais que atuam no sistema de fiscalização, mas também a vida de toda a população que consome os produtos inspecionados.
Diante dos relatos recebidos o CRMV-SC encaminhou pedido de providências aos órgãos competentes para apuração de crime e garantia dos direitos do profissional e reitera a solicitação de audiência com o Secretário da Agricultura para discussão a respeito do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal, no sentido de evitar que situações semelhantes ou mais graves se repitam no Estado de Santa Catarina, bem como garantir à população a confiabilidade no consumo de produtos de origem animal.
O CRMV-SC vem a público manifestar a confiança em defesa dos profissionais que atuam com ética, seriedade, responsabilidade e competência, garantindo assim, a proteção aos animais e a prestação de serviços de qualidade à população. Leia na íntegra o ofício encaminhado pelo CRMV-SC para as autoridades competentes. Na segunda-feira (09) profissionais da Medicina Veterinária realizaram uma manifestação em frente ao Frigorífico que foi interditado em solidariedade ao profissional agredido.
Site do CRMVSC