Prefeita de Guaratuba e presidente do CRMV-PR discutem ações no litoral

Publicado em: 17/09/2013 16:52 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Eliel de Freitas, comunica à prefeita de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus, que é também presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná, campanha de esclarecimento de veranistas para a guarda responsável de animais e operação de orientação de fiscais em relação ao funcionamento de clínicas, pet shops, comercialização de produtos de origem animal e de pescados, no mês de outubro.

A prefeita recebeu com satisfação o envolvimento dos médicos veterinários na questão animais abandonados, “que provoca questionamentos em relação à responsabilidade da prefeitura mas na verdade a população de cães e gatos resulta da omissão de seus donos, que vem ao litoral e os deixam aqui quando voltam para casa. Como é que se resolve esse problema, que aumenta ao final de cada temporada, sem verbas específicas, sem gente e sem locais adequados? Por isso entendo que uma campanha como a que o CRMV propõe devei contribuir para diminuir as consequências”, disse Evani Justus, que vai agendar a participação do CRMV-PR numa das próximas reuniões da associação dos municípios do litoral para a análise conjunta das propostas.

Já com relação à operação preventiva de fiscalização, o presidente do CRMV-PR disse que será feita com o objetivo de evitar multas e paralisação de atividades na temporada, ”apontando-se agora as correções, reconhecendo –se as dificuldades com os vendedores e comerciantes que virão de fora”, enfatizou. A prefeita explicou que os comerciantes ambulantes de Guaratuba são cadastrados e treinados e que a maior dificuldade é atuar com os que operam na travessia de ferryboats, onde na temporada passada foi necessária a presença da polícia. Por sua vez, o médico veterinário Muriel Moreschi, supervisor regional da Adapar, com abrangência no litoral, Agudos do Sul e Tijucas do Sul, adiantou que a fiscalização de trânsito dos produtos de origem animal será intensificada nas estradas que chegam ao município por ocasião da Operação verão do governo do estado, dividindo-se a atuação com a fiscalização/inspeção de Santa Catarina no trecho Garuva/Guaratuba. O presidente do CRMV-PR e o diretor da Adapar pediram à prefeita Evani Justus a implantação do Serviço de Inspeção Municipal, destinado ao comércio de produtos de origem animal de pequenos produtores de Guaratuba. As inspeções estadual e federal já atuam na região. Marcelo Quesada, médico veterinário e assessor técnico da Prefeitura de Guaratuba, participou da reunião.