CRMV-PR promove ato no zoológico contra tráfico de animais selvagens

Publicado em: 26/09/2013 15:41 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/ CRMVs) lançaram a Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Com duração de um ano, a campanha será iniciada em diversas capitais brasileiras com o “Dia de Conscientização”, no domingo, dia 29/09. O objetivo principal é conscientizar e engajar a sociedade como aliada no combate ao tráfico de animais. Isto, porque a participação da população para impedir o avanço desse crime é considerada de extrema importância, “não apenas por ser um agente fiscalizador, mas também potencial consumidor”, explica o professor Rogério Lange, presidente da Comissão de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária, coordenador das ações no Paraná.

Em Curitiba, as ações serão desenvolvidas no Zoológico do Parque Iguaçu, numa parceria com ao Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A partir das 9 horas, recepção para exibição de filmes, distribuição de cartilhas e exposição de animais taxidermizados no Centro de Atendimento de Visitantes, além de teatro de hora em hora, até duas e meia da tarde, com alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná, pintura de rostos e mãos de crianças e barraca do Instituto Ambiental do Paraná com cartazes e detalhes das fiscalizações contra a caça e tráfico ilegais no Centro de Educação Ambiental do zoológico.. Médicos veterinários estarão presentes em todas as etapas para orientações e esclarecimentos para os adultos sobre como combater e denunciar o tráfico.

Para a coordenadora da Divisão de Educação para a Conservação da Fauna, Claudia Regina Bosa, o evento de domingo é “grande oportunidade para a divulgação das várias funções do zoológico da cidade, nas áreas de educação, pesquisa e recebimento de animais em situação de risco, a maioria das vezes por causa do contrabando e tráfico ilegal”. O Zoológico de Brasília, por outro lado, registra a morte de um em cada dez animais apreendidos.