Seminários de Responsabilidade Técnica em Londrina

Publicado em: 02/10/2013 11:31 | Categoria: Geral

Delegado regional, Paulo Hiroki, a médica veterinária Luiza Castro e Weber Bueno de Lima, da equipe de fiscais, que atuam na Delegacia Regional de Lon

O presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas, abre em Londrina mais uma etapa dos seminários de Responsabilidade Técnica, destinado a profissionais e quintanistas dos cursos de Medicina Veterinária.

O presidente explicou sobre a estrutura administrativa e jurídica da autarquia, a composição da diretoria, delegacias regionais e o relacionamento com médicos veterinários, zootecnistas e empresas agropecuárias, e detalha também o sistema de fiscalização, reuniões plenárias e julgamentos éticos.
A região de Londrina registra cerca de dois mil profissionais, estimando-se cerca de 800 na sede do município, razão do reforço na estrutura de apoio organizado pela diretoria do conselho.

A reforma do Manual de Responsabilidade Técnica foi abordada na palestra aos participantes do seminário de RT em Londrina, lembrando que a consulta pública está aberta. Uma das mudanças poderá se relacionar com as cargas horárias, hoje com mínimo de seis horas semanais e máxima de 56 horas semanais. "Estão em discussão prazos maiores no começo dos trabalhos e menores no final, porque a criação de manuais, treinamento de funcionários e compra de equipamentos, por exemplo, exigem muito trabalho no começo e apenas supervisão no final", enfatizou.

A professora Elza Ciffoni Arns, de Deontologia e Ética Profissional e diretora do Sindivet-Paraná, explicou aos participantes do Seminário de RT, aspectos do exercício profissional que podem levar a ações de responsabilidade civil, que podem ser dolosos ou culposos, originados pela falta de compromisso do profissional, qualidade de ensino e falta de fiscalização, entre outras causas. Negligência, imprudência e imperícia, crimes dolosos, são mais comuns. Elza Arns ressaltou que os profissionais têm assegurado nos contratos de RT o pagamento de um salário mínimo para cada hora diária de trabalho, até o máximo de nove horas, com nove salários mínimos, conforme limites semanais máximos e mínimos das cargas horárias. Por último, alertou para o Código de Direitos do Consumidor, leitura necessária para todos os profissionais.