CFMV concede prêmio a médico veterinário no II Congresso Patologia Veterinária

Publicado em: 15/10/2013 16:42 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

O professor José Ricardo Pachaly, vice-presidente do CRMV-PR, e o Secretário-Geral do CFMV, Felipe Wouk, com o professor Renato de Lima Santos, que re

Na segunda-feira (14), o Secretário-Geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Antônio Felipe Wouk, entregou o Prêmio Professor Paulo da Corso Filho 2012 ao Médico Veterinário e PhD em Patologia Renato de Lima Santos. A comenda foi concedida durante a abertura do II Congresso Nacional de Patologia Veterinária, que acontece até o dia 18 de outubro na Universidade Federal do Paraná(UFPR), na cidade de Curitiba-PR.

Wouk representou, na ocasião, o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, e em seu discurso afirmou que “a outorga do Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho tem intuito de prestar homenagem aos profissionais que de forma singular e maiúscula contribuíram e seguem contribuindo para o engrandecimento da Medicina Veterinária no Brasil”, disse. O secretário-geral também acrescentou que a homenagem “é uma das maiores honrarias da Medicina Veterinária”. Após receber o prêmio, Renato dedicou a conquista aos seus alunos e professores que, segundo ele, foram essenciais para a construção de sua carreira.

Ao longo do ano de 2012, o CFMV recebeu diversos currículos e, após análise minuciosa, os conselheiros elegeram o agraciado, que recebeu na cerimônia a medalha, o bóton e placa alusiva ao prêmio.Dentre os atributos do premiado, destacam-se os seguintes atos e títulos:

É graduado em Medicina Veterinária, com mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais;

PhD em Patologia Veterinária pela Texas A&M University, pós-doutorado na University of California Davis, onde atuou como Visiting Associate Professor, e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Botucatu);

Realizou curso de aperfeiçoamento no Institut Pasteur – Paris;

Autor de inúmeros artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Patologia Veterinária, fisiopatologia da reprodução e atologia/patogênese de doenças infecciosas, incluindo periódicos renomados como Nature Medicine. Co-autor do livro "Patologia da Reprodução dos Animais Domésticos" e editor do livro "Patologia Veterinária";

Consultor ad hoc de diversos periódicos nacionais e internacionais, incluindo Veterinary Microbiology, Veterinary Pathology, Infection and Immunity e Plos Pathogens, entre outros;

Professor titular e orientador de mestrado e doutorado pela Escola de Veterinária da UFMG;

Foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV) e ocupa atualmente o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais.

Participaram da entrega da outorga a presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária, Renée Laufer Amorim; a presidente do II Congresso de Patologia Veterinária, Aline Viot; e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), Ricardo Pachaly.

Sobre o Prêmio Paulo da Corso Filho
O nome do prêmio foi escolhido em memória ao Médico Veterinário Paulo Dacorso Filho, um dos grandes ícones da classe Médica Veterinária, falecido em julho de 1975. Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil no Rio de Janeiro em 1934, Dacorso foi sinônimo de gigantismo intelectual, de ética, de moral, de irrestrita doação às grandes causas da Medicina Veterinária, tendo-o feito também no âmbito do CFMV.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CFMV