Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 45 anos do CFMV

Publicado em: 25/10/2013 14:11 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

O Sistema CFMV/CRMVs viveu dia histórico na quinta-feira da semana passada: a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem aos 45 anos da criação das autarquias federais e durante toda a manhã parlamentares e representantes de entidades discursaram enfatizando a importâncias das profissões de Médico Veterinário e Zootecnista para o desenvolvimento do País. O presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas,  participou da cerimônia  em companhia do secretário-geral Juliano Hoffmann, e da conselheira Itamara Farias, e destacou o elevado prestígio concedido ao médico veterinário como profissional preocupado com o bem-estar e a saúde da sociedade.

A iniciativa foi do Deputado César Halum (PRB-TO), que presidiu a Mesa composta pelo Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda; Deputado Federal Onyx Lorenzoni (DEM/RS); o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins(CRMV-TO), Marcelo Aguiar Inocente; Médico Veterinário Gilvan Almeida Maciel; presidente do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Guilherme Marques; e representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Ministério da Pesca. Estiveram presentes no Plenário da Câmara ainda os colaboradores do CFMV, e presidentes dos Conselhos Regionais.

O deputado César Halum abriu os trabalhos com a leitura do discurso do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), que não pode estar presente. Alves ratificou a importância da solenidade e da participação do Sistema CFMV/CRMVs na economia e na saúde do País. Discursaram ainda além dos componentes da Mesa, os deputados Ricardo Trípoli (PSDB-SP); Esperidião Amin (PP-SC); Acelino Popó (PRB-BA); e Mauro Benevides (PMDB-CE).

A cerimônia foi encerrada pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, que lembrou a história do Sistema e as conquistas das classes que representa, afirmando que hoje o Brasil contabiliza o maior número de Médicos Veterinários no mundo: 92 mil profissionais, número que supera os Estados Unidos, com 85 mil. “Somos essenciais para a saúde e a economia do Brasil, pois somos a maior nação exportadora de proteína animal do planeta”, disse agradecendo a todos os conselhos regionais e colaboradores.