Livro sobre Gestão da Clínica Veterinária

Publicado em: 25/11/2013 11:36 | Categoria: Geral

Capa do livro do Marco Antonio Gioso

O mercado veterinário movimenta mais de R$ 20 bilhões por ano no Brasil. Em 2012, foram R$ 14,2 bilhões em faturamento, dos quais 16,2% referentes ao setor de serviços. As clínicas veterinárias e pet shops são os segmentos que mais crescem no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, a maioria dos negócios ainda precisa de mais profissionalismo.

Ao perceber o enorme potencial de expansão da área, mas também falhas de gestão, administração, atendimento ao cliente, empreendedorismo, liderança e marketing, o médico veterinário Marco Antonio Gioso convidou um time de profissionais de recursos humanos, psicologia, antropologia, engenharia, economia, administração e contabilidade e desenvolveu um guia com os instrumentos indispensáveis ao sucesso desses negócios. O resultado é o livro Gestão da Clínica Veterinária: como gerenciar finanças, equipes e marketing a seu favor (Editora Elsevier), que de forma simples e objetiva fornece as ferramentas necessárias para a fidelização do cliente e a garantia da qualidade de vida dos animais.

Com prefácio do professor Luiz Marins, antropólogo e consultor de empresas nacionais e internacionais, os autores analisam a importância do cuidado com o atendimento.“Abordamos tudo o que o empresário precisa saber para abrir e manter seu negócio do ponto de vista administrativo e contábil - custos, preços, lucro, imposto de renda, salários e encargos, parceiros, acionistas etc - mas só há chances de prosperar se o atendimento for ótimo. É isso que amplia a clientela, que por sua vez gera receita e lucro. Ninguém fica rico cortando custos, mas aumentando a receita”, enfatiza Gioso.

Os 23 capítulos analisam, entre muitas outras questões, os 4 “Ps” do mix de marketing (produto, preço, praça, promoção), características da personalidade empresarial do profissional liberal, o cliente do século XXI, tipos de funcionários e de clientes, coaching para gerenciamento de clínicas e pet shops, bem como a forma para conquistar os melhores clientes do mercado.

Segundo o autor, a valorização da relação humana com o animal, em função da mudança da estrutura social da sociedade brasileira reforça a necessidade de maior capacitação. “A procura no mercado veterinário é tão grande que há inúmeras empresas funcionando 24h, algumas com crescimento de 35% ao ano, com foco nos consumidores que tratam os pets como membros da família”.