Comissão de Meio Ambiente analisa conferência da OIE e APA Devoniana

Publicado em: 19/12/2013 11:24 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

A Comissão de Meio Ambiente do CRMV-PR analisou relatório das atividades dos membros da comissão na APA da Escarpa Devoniana, que tem sua delimitação geográfica abrangendo 12 municípios do Paraná com importantes considerações sociais, políticas e econômicas, em que mais de 400 veterinários e Zootecnistas atuam nessa região. O CRMV tem como meta, através dessa comissão, realizar a primeira reunião desses profissionais que atuam na área da APA com a direção do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e demais órgãos ainda no primeiro semestre do 2014.

A reunião da CMA também avaliou relatório sobre a 3ª Conferência Mundial do Ensino Veterinário, da OIE, MAPA e CFMV, realizada em Foz do Iguaçu, com as considerações do ensino da medicina veterinária no Brasil e no mundo, no que tange ao meio ambiente e suas interfaces com os profissionais e as ciências veterinárias, nesse campo verificou-se que o tema ainda está muito distante da realidade das Instituições de Ensino, bem como dos Organismos Estatutários.

A CMA do CRMV-PR, segundo o presidente, Maurício de Jesus Tozetti, também discutiu "a forma como as comissões de meio ambiente, animais selvagens e de educação devem se aproximar e realizar ações conjuntas, vez que os temas são interligados intimamente, favorecendo ações conjuntas voltadas à mudança dos rumos da medicina veterinária em um tempo que a sociedade muda rapidamente e as respostas também devem obedecer uma certa urgência".

Por último, os membros da comissão avaliaram relatório das atividades do membros da comissão no CEMA - Conselho Estadual de Meio Ambiente. Nesse conselho são discutidas, resoluções que vão balizar as ações do poder público e organizações de direito privado em questões ambientais no estado do Paraná.
O CRMV tem três representantes veterinários no conselho e todos os temas voltados ao interesse da medicina veterinária e zootecnia são discutidos e melhor analisados quando necessário.