Diretoria do CRMV-PR recebe missão OIE

Publicado em: 25/02/2014 09:34 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

Comitiva da Organização Mundial de Saúde Animal ( OIE), liderada pelo médico veterinário Herbert Schneider e com a participação do assessor Niksa Barisic, foi recebida na sede do CRMV-PR pelo presidente Eliel de Freitas e o tesoureiro Felipe Pohl de Souza. A reunião contou com a participação do presidente da Agencia Estadual de Sanidade Agropecuária, médico veterinário Inácio Kroetz, que lembrou da grande demanda nacional de médicos veterinários na área de inspeção, para 5.400 municípios em 27 Estados, 3.500 fábricas de produtos de origem animal, 428 no Paraná, “com 90 por cento dos profissionais despreparados para a inspeção por causa das deficiências das escolas”. Por sua vez, Felipe Pohl de Souza disse que “não podemos exigir competência para assumir registro junto ao CRMV, por causa de decisão judicial, mas realizamos seminários avançados para o exercício da Responsabilidade Técnica, além de certificados de treinamentos específicos.”
A auditoria da OIE no Brasil incluiu visitas a órgãos oficiais, Confederação Nacional da Agricultura, CFMV e CRMVs em 14 estados , propriedades rurais, cooperativas, entre outras áreas, para a elaboração de relatório sobre a conjuntura da Medicina Veterinária que será apresentado ao Governo brasileiro. Os representantes da OIE também estavam acompanhados por Hélio Vilela Barbosa, do Departamento de Saúde Animal do MAPA, e Juliana Azevedo Castro Bianchini, do Serviço de Saúde Animal do MAPA no Paraná.
Em Brasília, o principal tema levado à reunião pelo CFMV foi a necessidade de se regulamentar o Exame de Certificação Profissional como exigência para a aquisição do registro profissional. “Entendemos ser de suma importância que seja regulamentado pelo nosso Poder Legislativo o exame, para que sejam colocados no mercado de trabalho profissionais que sejam verdadeiramente preparados para atender às demandas da sociedade”, afirmou Benedito Arruda, presidente do órgão federal.
A comitiva da OIE, que visitará 14 capitais no País, prometeu elaborar recomendações ao Governo Brasileiro com vistas à melhoria do Ensino e do exercício profissional no Brasil.
O presidente do CRMV-PR apresentou a forma de atuação da autarquia, as suas atribuições e detalhou a situação da Medicina Veterinária no Paraná, com nove mil profissionais atuantes, numa relação de 1.220 hbitantes por profissional, 24 escolas que formam cerca de 960 alunos por ano. A taxa de crescimento da população é estimada em 0,81 por cento ao ano e a de profissionais é de 6.6 por cento. Questionado quanto à qualidade de ensino, Eliel de Freitas comparou com a quantidade de denúncias que O CRMV-PR recebe, relacionadas à insatisfação dos clientes quanto ao atendimento recebido pelo profissional, “que tem aumentado muito”. Herbert Schneider perguntou sobre a existências de formas de seleção para inscrição de profissionais no sistema CFMV/CRMVs e recebeu a informação de que havia o Exame Nacional de Certificação, porém a sua aplicação está proibida pelo Judiciário. “Entretanto, o sistema está atuando na busca de alterações da legislação de forma a permitir a seleção”, enfatizou o presidente do CRMV-PR.
Outros assuntos discutidos foram a defasagem de médicos veterinários nos três níveis da federação ( MAPA, SEAB e prefeituras); a precariedade do Serviço de Inspeção Municipal; a carga horária insuficiente de algumas disciplinas em determinadas faculdades ( Inspeção de Produtos de Origem Animal, por exemplo); a impossibilidade de atuações dos Conselhos para influir diretamente na abertura de novos cursos e na carga horária. Foi também informada a realização de seminários de ensino, organizados pela Comissão de Ensino da Medicina Veterinária, e de sanidade animal, além do estímulo à participação de Médicos Veterinários nos Conselhos de Sanidade Agropecuária. Por último, o presidente informou que foram julgados 55 processos éticos em 2013, esperando julgar cerca de 70 no presente ano.