Calouros da Medicina Veterinária da UEL vivem trote solidário

Publicado em: 05/03/2014 14:15 | Categoria: Geral | Autor: Diogo

A Coordenação do Colegiado e a Diretoria do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (CAVET) prepararam uma semana cheia de atividades interativas com os novos “calouros”.

Os alunos participaram do Censo e da orientação sobre Posse Responsável de animais no Patrimônio Espírito Santo. Segundo a professora Carmen Grumadas, coordenadora do Colegiado do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina, “os alunos conversaram com os guardiões sobre assuntos de grande importância àqueles que têm algum animal em casa. Foram entregues panfletos com os seguintes assuntos: castração, maus-tratos e uso indevido de medicamentos em animais domésticos. Nesse dia, além de vermífugos doados para os animais, também foi realizado um cadastro de animais para o Projeto de Controle de Natalidade (PCN), no qual os animais podem ser castrados por um custo menor”.

Para lembrar a população, com fins educativos, os alunos colocaram uma placa informativa na rotatória que dá acesso ao bairro, com os dizeres: “Abandonar ou envenenar animais é crime” de acordo com a Lei Federal 9605/98.
“As atividades foram importantes tanto para os alunos quanto para a comunidade externa porque, com elas, houve uma propagação de conhecimentos veterinários para os alunos ingressantes e principalmente para a população, carente de informações para proporcionar uma vida melhor aos seus animais de estimação, além de permitir a interação dos estudantes recém-chegados com os “veteranos” e com os docentes”, resumiu a professora Carmen Grumadas”. Além das atividades rotineiras como a caminhada pelo campus da Universidade, visita à Fazenda Escola, ao Hospital Veterinário e palestra a respeito do curso, os “calouros” participaram do trote solidário.

Durante a semana, os alunos também fizeram doações para uma ONG de animais abandonados. Ração, água sanitária ou dinheiro,que serão entregues para a SOS ANIMAL, uma conceituada ONG da cidade.
Outra atividade realizada foi a palestra sobre Dengue com a Dra. Josemari Campos (Médica Epidemiologista do Núcleo de Epidemiologia do HURNP). Depois, os alunos participaram do Mutirão de Revitalização e Profilaxia do espaço entre o Centro Acadêmico/ CCA e HV, como medida profilática da disseminação da Dengue.